Se você quer escrever no MRN, antes é preciso definir qual seu foco: informação ou opinião?

No primeiro caso, você deve ser profissional ou estudante da área de Comunicação. Deve ter foco em repassar ao público leitor todas as informações sobre o Flamengo. A nossa equipe jornalística se chama MRN Informação e atua de acordo com os nossos princípios editorias: https://www.mundorubronegro.com/entenda-mais-sobre-o-mrn-pensar-flamengo. Os integrantes do MRN Informação atuam de forma voluntária, com uma ajuda de custo estabelecida em torno da geração de interesse de suas publicações no site e gastos com coberturas in loco. O trabalho pode ser feito por interessados residentes em qualquer lugar do mundo.

Antes de decidir entrar para o MRN Informação, recomendamos a leitura do artigo “Dicas essenciais de jornalismo: Como redigir uma matéria ao cobrir uma notícia“.

Separamos também um trecho em destaque do artigo “O esporte nas mídias: o estilo e linguagem do texto” que ressalta a importância de uma linguagem jornalística objetiva para democratizar o acesso da informação especializada ao maior número de pessoas possível:

A linguagem jornalística deve ser simples. Esta é a regra principal do jornalismo: levar informações às pessoas de maneira que estas compreendam o que leem. No jornalismo diário e no jornalismo especializado, a regra é a mesma. O público do jornalismo é a sociedade como um todo, por isso o texto deve ser compreensível a todos.O papel do jornalista é “traduzir” informações especializadas para uma linguagem popular. É assim em todas as especializações. No jornalismo esportivo não é diferente. Alguns termos técnicos devem ser, no mínimo, explicados pelo texto jornalístico.Por tratar-se de um tema abordado por muitos como “entretenimento”, o jornalismo esportivo tem uma linguagem própria e coloquial. (Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/o-esporte-nas-midias-o-estilo-e-linguagem-do-texto/51663)

Por último e igualmente importante para fundamentar sua decisão, indicamos a todos os futuros colaboradores do MRN Informação o excelente artigo do professor Luciano Victor Barros Maluly, “A tática e a técnica da reportagem esportiva no Brasil“, que discorre com objetividade sobre o cotidiano do fazer jornalismo esportivo.

A equipe MRN Blogs é formada por convidados de notório saber sobre as coisas do Mais Querido que desejam ter deus textos publicados pelo Mundo Rubro Negro. Não é necessária qualquer formação acadêmica além do domínio da escrita. As opiniões de nossos blogueiros não refletem necessariamente a opinião do site. Atualmente, todos os nosso blogueiros são voluntários sem ajuda de custo. Preencha o cadastro abaixo e entraremos em contato com você.

Faça seu cadastro aqui:

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós