Compartilhar:

Anunciado na última quinta-feira (02), o volante Robert Piris da Motta, de 24 anos, chegou para ser alternativa a Cuéllar. Substituir um dos maiores “xodós” da Nação e um dos líderes defensivos do Flamengo, no entanto, não será uma tarefa fácil. O paraguaio, contudo, tem credenciais que fazem dele o nome ideal para a missão.

Com a ajuda do jornalista e comentarista Mauro Cezar Pereira, mapas de calor com dados tanto do colombiano quanto da nova contratação mostram diversas semelhanças no estilo de jogo dos principais nomes da volância rubro-negra.
 

À esquerda mapas de Piris da Motta, à direita mapas de Cuéllar. Imagem melhor visualizada em computadores. (Crédito: TruMedia/ESPN)

A primeira delas diz respeito aos desarmes. Em 23 jogos pelo San Lorenzo, Piris teve uma média de 2,2 desarmes por jogo, enquanto Cuéllar tem média de 4 desarmes nos 19 jogos que disputou na temporada (sem contar o Campeonato Carioca). Ambos equilibram bem o quesito tanto na direita quando na esquerda, mostrando não terem dificuldades para cobrirem seja qual for o lado.

Vale ressaltar também as áreas onde normalmente recebem e preferem passar a pelota. Como é possível perceber, Piris saía com a bola mais atrás e preferia o passe na direita. Cuéllar recebe os passes um pouco mais a frente – muito por conta da construção de ataque que tem Paquetá ou Diego mais recuado para sair a bola –  e começa as jogadas, na maioria das vezes, tocando na esquerda. Essa diferença de lados tem uma interferência mínima e percebe-se que ambos se movimentam e passam a bola para pontos bem semelhantes.

Os dois jogadores também são parecidos fisicamente. Cuéllar tem 25 anos, 76kg e 1,76m, enquanto Piris tem 24 anos, 72kg e 1,78m. As médias comprovam as grandes semelhanças, com o atual titular superando com grandes sobras apenas no quesito precisão nos passes (92% x 80%).
 


*Créditos da imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

LEIA TAMBÉM

> Árbitro paranaense apita Grêmio x Flamengo
> No Sul, Piris da Motta se junta ao restante do elenco
> Zico entrevista Gustavo Cuéllar
> Ciclo de Guerrero no Flamengo está próximo do fim
> Piris chega ao Flamengo com a missão de manter legado de paraguaios
> Grêmio 1 x 1 Flamengo: o empate épico
> De olho na Fla Tv: Flamengo retoma os trabalhos no Sul
> Com a chegada de Piris, Flamengo fecha o ciclo de contratações
> Com 7 estrangeiros no elenco, saiba quais são as regras para usá-los
> Precisamos conversar sobre Gustavo Cuéllar
> Conselheiros do Flamengo se reúnem na noite desta quinta-feira para julgar novamente Kleber Leite
> Lincoln, o caçador de gols

Compartilhar: