Compartilhar:

Erick Viana, da equipe MRN Informação (com a supervisão de Diogo Almeida.

O ala-armador Zach Graham é a principal contratação do Flamengo até o momento. O norte-americano acaba de ser campeão da Liga Uruguaia de Basquete pelo Aguada, após passagem relâmpago como reforço dos jogos da final contra o Malvin.

Poucos imaginavam que ao perder o destaque do time por lesão, Dwayne Davis, Graham marcaria o seu nome na história do Aguada. Ele foi decisivo para que a taça fosse para o Rojiverde.

Antes de acertar com o Aguada em maio, o americano ainda iniciou a temporada 18/19 no Brasília, onde começou voando em quadra e chegou a duelar pelo posto de cestinha com Fuller, do Corinthians. Mas a briga foi interrompida quando Zach se rebelou devido aos salários atrasados e pediu afastamento da equipe. Antes de rumar para Montevidéu, deixou boa média no NBB: 19.1 pontos, 3.7 rebotes, 1.9 assistências e 13.8 de eficiência.

Não deixe de ler também

Características do jogo de Zachary Graham

Com um estilo agressivo de ataque, a grande especialidade do ala-armador são os chutes de três. Zach tem boa técnica e usa muito as fintas para os arremessos. Uma jogada recorrente é pisar na linha de dois e voltar, ludibriando seu marcador para converter os três pontos.

Velocidade e agilidade também se fazem presentes no “pacote Graham”. Disposição para correr tanto em contra-ataques, quanto pra voltar pra defender, o que compensa sua parte defensiva, que não é seu forte. Também tem boas infiltrações. É um jogador que gosta de botar a bola debaixo do braço, chamar a responsabilidade e resolver jogos mais pesados.

Graham negou o Aguada para acertar com o Flamengo

O MRN entrou em contato com o jornalista uruguaio Juan Pablo Tamborini, do site http://basquetcaliente.com para saber um pouco mais sobre Graham.

Foto: Aguada / Divulgação

“A ideia de Aguada era negociar seu contrato, mas seus representantes comunicaram que ele seguiria sua carreira no Flamengo”, esclarece Tamborini, que também falou um pouco mais sobre a qualidade do jogador.

– Quais aspectos do jogo de Zach impressionou a mídia e a torcida aguatera?
É um jogador com um tiro de três muito bom. Tem lançamentos rápidos e é imprevisível. Há também o momento do mano a mano, um contra um, ele é rápido. O mais complicado é na defesa.

– Então sua principal arma é a bola de três?
Sim, e assumir a responsabilidade em momentos duros do jogo.

– Como é seu jogo coletivo?
Não é tão coletivo. É para finalizar os ataques.

Tamborini: “Zach está pronto para correr a quadra inteira”. Foto: Twiiter / Arquivo

– E quanto a seu jogo defensivo?
Ele é ágil, não deixa muito a desejar. O melhor dele é sempre estar pronto para correr a quadra inteira.

Como se deu a vinda de Graham para o Aguada na reta final da Liga Uruguaia?
Estávamos jogando a final da Liga aqui no Uruguai. O jogador Dwayne Davis lesionou o joelho e não pôde terminar a série. Graham chegou pra isso, para jogar as últimas partidas. Foi determinante no jogo 7. Definiu a partida no último quarto com três bolas de três pontos consecutivas. A última foi a do título!

Rafael Rezende: “Zach foi destaque no Brasília por não abrir mão de suas características”.

Rafael Rezende acompanhou toda a passagem de Zach no Universo Brasília. O jogador desperta interesse do jornalista, especializado na cobertura de basquete, desde antes do seu ponto alto, no Guaros de Lara. A pedido da reportagem, Rezende nos enviou uma pequena análise da chegada do jogador ao Orgulho da Nação.

Zach Graham é consolidado no basquete da América do Sul por ter sido MVP da LDA quando atuava no Guaros de Lara (2016). É o tipo de jogador que qualquer treinador gostaria de ter no time. Em Brasília, foi o grande destaque da equipe. Apesar da campanha mediana dos candangos, se destacou por não abrir mão das suas características: potente chute de três, mobilidade na troca de posições e agressividade em direção à cesta. É capaz, também, de pontuar de formas variadas. Versatilidade forte.

Rezende: “É reforço classe A”. Foto: Twitter / Arquivo Pessoal

Acredito que será um encaixe muito bom para o Flamengo, tanto dentro, como fora de quadra. É reforço classe A. Prateleira alta. Vai elevar o nível do elenco e contribuir bastante na pontuação. Zach é um cara que atrai muita marcação e sabe jogar sem a bola. Isso vai contribuir para outros atletas pontuarem.

Ficha Técnica

Nome: Zachary Darnell Graham
Posição: Ala-armador
Altura: 1,97
Naturalidade: EUA
Data de Nascimento: 28/03/1989

Carreira

zach graham clubes carreira
Arte: MRN

Veja alguns vídeos com bons momentos do norte-americano

Ole Miss College

NBA D League

Soles de Mexicali

Maccabi Haifa

Estudiantes

Guaros de Lara

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: