Compartilhar:

Vivo na luta pelo Brasileiro, confiança renovada após boa vitória sobre o Corinthians e com sua torcida em viés de alta, prometendo lotar o Maracanã no clássico diante do Fluminense, pela 29ª rodada: este é o atual panorama do Flamengo dentro de campo.

Fora dos gramados, a pauta gira em torno das eleições. Com quatro chapas inscritas na Secretaria aguardando suas respectivas homologações, o presidente da Assembleia Geral, Pedro Iooty, aguarda esta etapa do rito eleitoral para definir a data em que ocorrerá a eleição para o triênio 2019-2021.

Segundo Iooty, a data da votação será anunciada antes de 31/10, prazo final para sua definição. – Vai sair antes. Com exceção da última eleição, todas as outras sempre foram anunciadas em novembro -, disse ao MRN.

– Em primeiro lugar está a integridade dos sócios. Não vou tomar nenhuma decisão que coloque isso em risco. Pretendo que tenhamos um dia de festa da democracia! A realização em um final de semana não está descartado-, completou.

+ Os desafios de Dorival na semana de preparação para o Fla-Flu

Iooty disponibilizou para a reportagem as datas em que os últimos presidentes da Assembleia Geral do Flamengo anunciaram o dia do certame eleitoral.

05/10/2015 – Gil Bernardo
09/11/2012 – Bernardo Amaral
12/11/2009 – Sergio Veiga Britto
08/11/2006 – Ivan Coelho
11/11/2003 – Luiz Cesar Póvoa

Historicamente a segunda-feira parece ser o dia mais cotado para a escolha. Isto porque as últimas 7 eleições presidenciais do Flamengo ocorreram neste dia útil. Dentro do Flamengo existe uma pressão muito grande para que este protocolo não seja quebrado. Alguns sócios entendem que o final de semana na sede social do Flamengo deve ser reservado exclusivamente para o lazer de suas famílias.

Por outro lado, mas contando com menor apoio e representatividade política, os off-Rio anseiam que a eleição ocorra, de preferência no domingo. Muitos eleitores distantes não conseguem largar o trabalho para cortar o Brasil em direção ao Rio.

Datas das eleições do Flamengo desde 1998

1998: 08/12 (segunda-feira)
2000: 04/12 (segunda-feira)
2003: 08/12 (segunda-feira)
2006: 04/12 (segunda-feira)
2009: 07/12 (segunda-feira)
2012: 03/12 (segunda-feira)
2015: 07/12 (segunda-feira)

Todos os jogos da última rodada do Brasileirão estão marcados para o dia 02 de dezembro, domingo. O Flamengo enfrenta o Atlético Paranaense em casa.

O drama dos off-Rio

O sócio off-Rio precisa superar obstáculos para exercer sua representação política. Para conseguir participar da “festa da democracia” rubro-negra ditada por Pedro Iooty, é preciso definir um planejamento que leve em conta os impactos que uma viagem de milhares de quilômetros causa.

Em novembro, a Gávea recebe o tradicional “Encontro Internacional das Embaixadas e Consulados”, que acontece sempre no final de semana mais próximo ao aniversário do Flamengo, dia 15, hé menos de um mês da provável data da eleição. Muito dos embaixadores e cônsules presentes também são off-Rio com direito a voto. Despesa e problemas dobrados que seriam resolvido com a implementação da urna digital, já tão difundidos e comprovadamente seguras.

A mudança no estatuto do clube que institui o voto a distância não foi discutida no Conselho Deliberativo do Flamengo na gestão Bandeira de Mello (2013-2018).


 

Foto destacada: Divulgação

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

Inscreva-se no canal no Youtube e acompanhe os programas MRN Live, o MRN Entrevista e muito mais! > bit.ly/canaltvmrn
 

Leia também

> Sete grandes nordestinos que marcaram época no Flamengo

> Os desafios de Dorival na semana de preparação para o Fla-Flu

> Flamengo x Fluminense: locais, datas e horários para compra e troca de ingressos

> O Flamengo nasceu do Fluminense? Saiba a resposta neste papo entre pai e filho

> Candidatura de Ricardo Lomba pode ser impugnada

> Flamengo/Marinha soma seus primeiros pontos no Carioca Feminino 2018

> Flamengo vence Corinthians e quebra dois incômodos tabus em São Paulo

> Afirmação de Rueda escancara erro de planejamento do Flamengo para 2018

> Flamengo e Gávea: Futebol Feminino segue invencível no estádio em 2018

> Autoajuda

> Que venha 2019

> “Remontadas” – A ressurreição dos moribundos

Compartilhar: