O Flamengo volta a campo neste sábado para o clássico contra o Botafogo, às 19h, no Maracanã. A partida, válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, é de fundamental importância para o Rubro-Negro se manter no topo da tabela, já que a diferença de pontos em relação ao São Paulo caiu para apenas um, após o tropeço na última rodada (Premiere FC transmite o duelo com exclusividade / Acompanhe o Tempo Real no nosso Twitter).

Informação de última hora: Marlos Moreno está fora da partida

O Flamengo reencontra o Botafogo quase quatro meses após a derrota que acabou mudando os rumos da equipe na temporada. Na ocasião, após ser eliminado pelo Alvinegro na semifinal do Campeonato Carioca, o vice-presidente de futebol rubro-negro, Ricardo Lomba, fez uma verdadeira limpa no departamento, culminando nas saídas do diretor executivo Rodrigo Caetano e do técnico Paulo César Carpegiani, e abrindo espaço para Noval e Maurício Barbieri.

Por falar no atual comandante rubro-negro, ele terá um importante reforço no clássico deste sábado. Após cumprir suspensão na última rodada, Gustavo Cuéllar está de volta a equipe. Na derrota para o São Paulo, o time sentiu a ausência do colombiano. Sem Jonas, vendido para o futebol árabe, Barbieri acabou escalando o contestado Rômulo. Mas o jogador não conseguiu preencher os espaços com a mesma eficiência dos outros dois e deu muitas brechas para os contra-ataques da equipe paulista.

Outro que volta a ficar à disposição é o atacante Henrique Dourado, artilheiro da equipe na temporada, ao lado do ex-rubro-negro Vinicius Junior, com 10 gols. Entretanto, o Ceifador deve ser opção no banco de reservas. Paolo Guerrero, titular no último jogo, é o mais cotado para a posição.

Já o atacante Fernando Uribe disputa com Jean Lucas a vaga do suspenso Everton Ribeiro. Nas atividades no Ninho do Urubu, o colombiano foi testado em várias posições diferentes, centralizado, pelos lado e também num esquema com dois centroavantes. Inclusive, chegou a atuar assim com Guerrero na última partida.

Adversário

O Botafogo tem uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro e está apenas na décima colocação. Na rodada passada, perdeu para o Corinthians por 2 a 0, na Arena Corinthians.

Coletiva de Diego Alves

Na última sexta-feira, em entrevista coletiva no Ninho do Urubu, o goleiro Diego Alves falou sobre a partida deste sábado: “Os dois times vão brigar pela vitória. Sabemos a importância de pontuar, mas tem que continuar o trabalho. Logo depois temos jogos importantes. Não tem o que escolher. Independentemente da posição, vão ser confrontos muito difíceis.”, destacou.

“A gente entra sempre para ganhar. Se não é líder, tem que vencer para subir na tabela, se luta contra o rebaixamento, tem que vencer. Todos queriam estar na nossa situação.”, concluiu.

Retrospecto

O Flamengo enfrentou o Botafogo em 375 oportunidades, e leva ampla vantagem: 135 vitórias, 125 empates e 115 derrotas.

Em 2018, as equipes enfrentaram-se em três oportunidades, todas pelo Campeonato Carioca. O Mais Querido venceu duas partidas (3×1 e 1×0) e perdeu uma (0x1).

Provável escalação

Diego Alves; Renê, Réver, Léo Duarte, Rodinei; Cuéllar, Jean Lucas, Diego, Paquetá, Uribe e Guerrero.

Pendurados

Renê, Rodinei, Cuéllar, Geuvânio e Henrique Dourado estão pendurados com dois cartões amarelos.

Arbitragem

A CBF escalou um trio de arbitragem paulista para o clássico, Luiz Flavio de Oliveira comandará o apito, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Gustavo Rodrigues de Oliveira, todos da FIFA.

Público

Mais de 32.500 ingressos foram vendidos de forma antecipada para a partida, e os setores Norte e Sul estão esgotados. A torcida do Botafogo tem direito a 10% da carga total de ingressos.

Números do Flamengo no ano

• 36 jogos: 22 vitórias;  10 empates  e 05 derrotas

• 55 gols pró e 20 gols contra

Confira o último treino do Fla antes do clássico


Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Gilvan de Souza / Flamengo

Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI

LEIA TAMBÉM

> Diego Alves: “Prefiro ser ídolo a partir do momento que eu ganhar títulos”
> Embaixada levará torcedores com deficiência para assistirem jogo do Flamengo
> Futebol Masculino: veja as datas importantes para o Flamengo ainda neste mês de julho
> Em amistoso, Felipe Vizeu marca seu primeiro gol pela Udinese
> Consórcio nega que o Maracanã ficará fechado por até seis meses
> Flamengo nega que esteja acertado com o atacante Vargas
> Corrida contra o tempo: saiba até quando o Fla pode inscrever reforços nas competições em que está
> Com seis estrangeiros no elenco, saiba quais são as regras para usá-los
> Cruzeiro faz acordo com o Flamengo por dívida de Mancuello