Compartilhar:

13 de junho de 2018. Grave bem essa data. O duelo contra o Palmeiras, foi a última partida do Flamengo antes da pausa para a Copa do Mundo. A liderança da competição foi mantida, com 27 pontos em 36 disputados, mas o tempo tratou de transformar um marco positivo numa data para ser lembrada com pesar pela Nação, pois pode ter sido o último jogo da carreira de Vinicius José Paixão de Oliveira Júnior, 17 anos, pelo Rubro-Negro.

Desempenhos nas categorias da base

Vinicius chegou em 2010 ao clube, e desde pequeno chamou atenção. Pela facilidade de adaptação, sempre foi introduzido às categorias superiores comparadas a sua idade. Fez um gol no Carioca Sub-15 2014, 15 gols no Carioca Sub-15 em 2015, 12 gols no Carioca Sub-17 em 2016.

Em 2017, ainda com 16 anos, fez 4 tentos e deu 5 assistências em 7 jogos na Copinha, balançou as redes outras cinco vezes no Carioca e dois na Copa do Brasil da categoria. Acabara ali sua passagem pelas categorias de base do Flamengo. Rumo aos profissionais!

Em maio de 2017, Flamengo e Real Madrid emitiram notas oficiais em seus respectivos sites anunciando o acordo de transferência do atleta, revelando o valor total de 45 milhões de euros. Na época, a previsão era que o jogador ficaria no clube carioca até julho de 2019 (contrato de empréstimo). Porém a nota também apontava que Vinicius poderia se transferir para o clube espanhol já a partir de julho de 2018, “caso seja sua vontade e haja acordo entre os dois clubes”. Os espanhóis sinalizaram que querem a participação dele já na pré-temporada.

Site Oficial do Flamengo anunciou a venda de Vinicius Jr em maio de 2017

Estatísticas de Vinicius Jr pelo Flamengo

Vini Jr estreou pelos profissionais do Mengão no dia 13 de maio de 2017, no empate com o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro. Esse seria apenas o primeiro dos 69 jogos do atleta pelo Flamengo. Em 2017, foram 37 partidas. Na atual temporada, disputou 32 das 35 disputas oficiais da equipe, sendo o jogador com mais partidas disputadas e o atual artilheiro do Flamengo em 2018.

Pelos profissionais, Vinicius Jr conquistou apenas a Taça Guanabara 2018.

Você deve estar pensando: “Beleza, foram quase 70 jogos, você especificou o número de partidas como titular e decorrer, mas ainda quero uma informação mais precisa”. Ok. Vamos analisar seus números contabilizando os minutos jogados por competição, com dados do site oGol. Em 57,97% dos jogos, Vinicius entrou no decorrer da partida. Neste ano, foi titular em 24 jogos.

Estilos dos gols marcados

Como revelado anteriormente, Vinicius Jr fez 14 gols em 69 jogos oficiais pelo elenco profissional do Flamengo. 11 deles foram anotados nas etapa finais dos jogos e 9 deles com o pé direito. Marcou 6 vezes quando titular e as outras 8 quando entrou no decorrer do jogo.

Imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo

Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI

Compartilhar: