Compartilhar:

Confesso que em meu último artigo O CÉU INFERNAL RUBRO-NEGRO eu apontei timidamente que não acreditava em êxito na disputa pela Taça Libertadores da América deste ano. De maneira mais enfática eu apontava como prioridade o Campeonato Brasileiro. Hoje, entre as tocas do Coelho e da Raposa, o Flamengo permanece no dilema de agosto, mês em que nosso enxuto elenco passa por uma verdadeira maratona.

Após o empate de 2×2 com o América Mineiro, as redes sociais elegeram os novos vilões. Dentre eles, o treinador Barbieri é apontado como o grande responsável pelos insucessos. Junta-se a irregularidade do futebol apresentado pelo time com o momento eleitoral do Clube e temos nitroglicerina pura!

Não deixe de ler no MRN Blogs! Alfarrábios do Melo: Aos que merecem

Como eu não tenho relações políticas com nenhum grupo do Flamengo, só me resta apontar que tudo que vivemos até agora tem responsabilidade acumulada dos dirigentes nos últimos anos, com ênfase nas gestões Bandeira de Melo. Então farei apenas breves considerações para pontuar o que penso.

É inegável o sucesso financeiro da era Bandeira de Melo. Todavia esse mérito ainda não trouxe resultados relevantes no mundo do futebol e, pior, acumula fracassos na modalidade que dá origem ao nosso Clube, a regata (o remo). Isso poderia ser sintomático, mas como explicar o sucesso no basquete?

Como leigo que sou do cotidiano administrativo e político do Clube, eu pergunto: o que nos falta? Como somos perdedores no remo diante de um Botafogo nos últimos anos? Por que mesmo tendo dinheiro como nunca, o resultado do futebol profissional não aparece nem como um caminho certo? Temos um elenco caro e sem peças de reposição para as perdas naturais diante das diversas competições.

É duro ter que admitir, mas os profissionais que passaram pelo Departamento de Futebol do Clube deixaram a desejar em uma série de situações, como em algumas contratações e nas carências cíclicas do elenco. O aspecto positivo está na base voltando a revelar jogadores para o profissional. Não obstante, mesmo na base identificamos incongruências como, por exemplo, no caso do volante Ronaldo, sem explicações para seu não aproveitamento.

A agonia na Libertadores

O problema do Flamengo no gargalo da Taça Libertadores da América não se esgota diante do desafio de reverter um placar negativo no primeiro jogo. Mesmo que consigamos a façanha de eliminar a equipe celeste no Mineirão, o cobertor continuará curto para o mês de setembro. Para termos uma idéia do tamanho do problema eu proponho buscar na memória qual foi a última vez que vencemos uma equipe grande brasileira por diferença de dois gols na casa do adversário.

Só que temos algumas coisas favoráveis. Primeira: é o momento ideal para o treinador promover mudanças na equipe. Chega a ser assustadora a convergência de opiniões no seio da Magnética nas redes sociais. Confira se a equipe pensada por você se assemelha a essa: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rever, Trauco, Piris, Cuellar, Paquetá, Everton Ribeiro, Diego e Vitinho.

A minha justificativa para essa formação se baseia no desgaste (em todos os sentidos) de nossos laterais e na ineficácia dos nossos atacantes. Essa equipe pode confrontar o Cruzeiro impondo grande dificuldade na marcação diante da mobilidade de nossos meias revezando no ataque. A ausência de um centroavante fixo tende a levar dificuldades para uma zaga em que Dedé reina pelo alto, mas acusa instabilidades por baixo.

O que temos a perder? Sou sincero, não acredito nem em Flamengo tampouco no Cruzeiro para evoluir na competição. A logística é terrível. O Flamengo por não ter elenco em condições de disputar três competições, o Cruzeiro por tendências a ter dificuldades no Campeonato Brasileiro, aonde se distancia do primeiro pelotão e periga de flertar com a turma de baixo.

O que temos em nosso favor? O Cruzeiro faz um Campeonato Brasileiro desanimador, o time tem um aproveitamento em torno dos 47% e faz poucos gols, 18 com saldo zero. Aqui em Belo Horizonte hoje ouvi muitos cruzeirenses desconfiados com o jogo dessa quarta-feira. Por outro lado, muitos rubro-negros, mesmo com as cornetas a plenos pulmões buscam na mística a possibilidade de uma virada épica.

Estou muito tranquilo. E espero que nosso treinador saiba aproveitar da experiência de Diego Alves, Réver e Diego para fazermos um grande jogo. Tenho a convicção de que se Everton Ribeiro repetir suas últimas atuações, sem saber que era impossível, nos levar a um dia inesquecível.

Cordiais Saudações Rubro-Negras!
 


Ricardo Martins é corretor de seguros, carioca radicado em Belo Horizonte. Blogueiro de longa data, comanda no MRN o blog Mulambeiros – Mulambos Mineiros. Siga-o no Twitter: @Rick_Martins_BH
 

Imagem destacada no post e redes sociais: Gilvan de Souza / Flamengo

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

Inscreva-se no canal no Youtube e acompanhe os programas MRN Live, o MRN Entrevista e muito mais! > bit.ly/canaltvmrn

LEIA MAIS NO BLOG MULAMBEIROS

> O céu infernal rubro-negro
> O clássico dos milagres
> A soma de todos os cheiros
> A Dança dos Urubus
> Em Brasília 19 horas 20 minutos 21 segundos e 22 jogadores

LEIA TAMBÉM

> Aos que merecem
> Blog Ethos Flamengo: A fé e a nossa identidade
> Com Lysias Itapicurú, do Fla+, TV MRN inicia série de entrevistas com representantes de grupos políticos do Flamengo
> Gol salvador de Elias completa cinco anos
> Blog Mengo, logo existo: O dia mais feliz da minha vida
> Por opção de Barbieri, Uribe não foi relacionado para partida contra o Cruzeiro
> MRN Live #28 – Cruzeiro x Flamengo, você acredita na classificação?
> Junior Baiano é direto ao ser questionado sobre frustração na carreira: “Joguei no maior do Brasil”
> Berrío sofre entorse no tornozelo direito
> Flamengo divulga a parcial de vendas para a partida contra o Ceará
> Convocado, Cuéllar desfalcará o Flamengo em importantes partidas
> O que você pode fazer com seus IVI Token?
> Canal Barbaridade: Everton Ribeiro comenta golaços e amizade com Ricardo Goulart
> Deputado e sócio do Flamengo é acusado de usar o Flamengo em campanha para reeleição
> De olho na Fla TV: Flamengo retoma os trabalhos no Ninho do Urubu
> Flamengo divulga a parcial de vendas para a partida contra o Corinthians
> Lateral do Flamengo autoriza agentes a negociarem com o Fenerbahçe
> 21ª rodada, 41 pontos e 3º na tabela: o Flamengo segue dentro do planejamento para ser campeão?
> Pela terceira vez, árbitro uruguaio é escalado para jogo do Flamengo na Libertadores 2018
> Não se acha o que se tinha
> 21° Copa da Amizade Brasil-Japão nesta semana
> Flamengo Imperadores perde para o Vasco da Gama Patriotas

Compartilhar: