Compartilhar:

Lucas Tinôco, do MRN Informação

No ano em que se sagrou hexacampeão brasileiro, o Flamengo bateu o Santos, derrubou tabu de 33 anos e começou sua reviravolta no campeonato.

Flamengo e Santos se enfrentam neste sábado (14) pela última rodada do primeiro turno e valendo a liderança da competição. Porém, 10 anos atrás, em outras condições, os clubes fizeram uma partida daquelas com um script memorável.

Era 14ª rodada do Brasileirão daquele ano. Cuca havia sido demitido e Andrade recebeu a missão: quebrar um tabu de 33 anos sem vitórias rubro-negras dentro da Vila Belmiro. Do outro lado, Vanderlei Luxemburgo comandava o Peixe, curiosamente o “pofexô” havia sido o autor do gol da vitória no logínquo 1976, um 1×2 para o Fla na casa santista, a última vez que o Mais Querido venceu no estádio.

Um bom script, mas ainda incompleto. Dois dias antes do duelo, a dose de drama: o ex-goleiro Zé Carlos havia falecido em decorrência de um câncer no abdômen. Com 354 jogos pelo Flamengo, ele havia sido contemporâneo de Andrade, conquistando juntos a Copa União de 1987. A relação rendeu o choro do então interino do rubro-negro ao fim da partida. Relembre:

Como é possível ouvir na entrevista, Eric Faria salientava: mil jogos do Flamengo no Brasileirão, mais um fato para compôr o roteiro daquela partida. O primeiro clube a atingir a marca.

O jogo nem foi tão incrível assim, mas teve vitória depois de dias conturbados, típicos do Flamengo naquele ano, nos anteriores e alguns futuros. Adriano Imperador com um petardo de fora da área e Pará, o mesmo que hoje defende o Santos novamente e pode render uma grana aos cofres rubro-negros caso seja escalado, com gol contra, balançaram as redes e renderam a vitória e o fim do longo tabu do clube na Vila Belmiro.

Um jogo depois, Andrade foi efetivado como treinador do Flamengo. A sequência da temporada todos se lembram: arrancada histórica e o hexacampeonato brasileiro. O duelo contra o Peixe não foi uma grande partida, mas mostrou uma mudança de postura, chacoalhou o elenco e trouxe novos ares que culminaram com o memorável título nacional.

Histórico do confronto

Segundo o site FlaEstatística.com, são 124 confrontos entre Flamengo x Santos, com 43 vitórias rubro-negras, 35 empates e 46 derrotas.

Nos últimos 10 jogos foram 3 vitórias do Flamengo, 4 empates e 3 vitórias do clube paulista. No último encontro, 1×0 pro Mengão com gol de Henrique Dourado.

O artilheiro geral do confronto é Pelé, com 11 gols marcados. A contar somente o Brasileirão, Zico lidera a estatística, com 6 gols anotados.

O duelo entre Flamengo x Santos acontece neste sábado (14), às 17h, no Maracanã. Líder x Vice-líder, Jorge Jesus x Jorge Sampaoli, Gabigol e Bruno Henrique x Santos: um duelo com um script de respeito em que só a vitória o transformará em um filme memorável.

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: