Por Álvaro Mello e Wanderson Emerick

Considerada a principal competição Sub-17 do Brasil, a Taça Belo Horizonte inicia nesta terça-feira (17), e o Flamengo começa sua caminhada enfrentando a Chapecoense, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A partida, marcada para às 16h45, terá transmissão do SporTV. Além da equipe de Chapecó, o Fla divide o grupo B com o América de Teófilo Otoni e Portuguesa (SP).

Líder do Campeonato Carioca, a equipe Sub-17 do Flamengo já levantou uma taça nesta temporada, a Generations Adidas Cup 2018, superando o Real Madrid na grande final. Os bons resultados da base somados ao peso do Manto rubro-negro, credenciam os Garotos do Ninho como fortes candidatos ao título da Taça BH, mesmo sem a presença da principal estrela da equipe, o meia Reinier, recém promovido ao time Sub-20.

“Quem veste a camisa do Flamengo sempre carregará a responsabilidade de buscar grandes conquistas e nessa competição não será diferente. Sabemos da qualidade dos nossos adversários mas nos preparamos para o momento, a expectativa é que possamos repetir o desempenho das últimas edições e nos focar para que alcancemos o nosso objetivo.”, destacou o técnico do Sub-17, Phelipe Leal, ao site do Flamengo.

Ao todo, 40 equipes estarão na disputa da Taça Belo Horizonte.

Leia também: Entrevistamos Luis Nogueira, o “VP de Futebol de Base”

Retrospecto na competição

Nas últimas três edições do torneio, o Flamengo bateu na trave na busca pelo título. Em 2015, perdeu para o Corinthians na grande final, por 2 a 1. Em 2016, o Rubro-Negro foi eliminado na semifinal, nos pênaltis (4 a 3), para o São Paulo – saindo invicto do torneio.

Na edição passada, os Garotos do Ninho foram finalistas do torneio, e mais uma vez tiveram uma equipe paulista pela frente. Antes, passaram pela primeira fase com três vitórias sobre Grêmio, Paraná e Ponte Nova, 7 gols marcados e 2 sofridos. Em seguida, despacharam Novorizontino (5 a 1), Vitória (nos pênaltis, 5 a 4)  e Palmeiras (3 a 1), respectivamente nas oitavas, quartas e semifinal. Na final, perderam para o São Paulo, o algoz da edição anterior, por 3 a 1.

Jogadores inscritos

Goleiro: Pedro Victor, Rodrigo Jardim, Bruno e Bernardo;
Zagueiros: Natan, Lucas Freitas, Noga, Teo
Laterais: Braian, Luis Gustavo, Ramon, Sidney e Caio
Meio-campistas: Lucas Gabriel, João Gomes, Dhouglas, Daniel Cabral, Yuri, João Gabriel, Denilson
Atacantes: Rodrigo Muniz, Rhyan, Bruninho, Lázaro, Pedro Arthur

Obs: Goleiro João Fernando e lateral-esquerdo Ítalo, jogadores de destaque e já convocados para seleções de base estão fora por lesão.

 Provável equipe titular

Conjecturando sobre o time, tendo por base o que está disputando – e liderando – o Estadual 2018, tivemos na última rodada: Pedro Victor, Braian, Natan, Lucas Chagas e Ítalo; Dhouglas, Lucas Gabriel, Bruno Gabriel e Yuri; Rhyan e Rodrigo Muniz.


Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Nathan Mello/Flamengo

Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI

LEIA TAMBÉM

> Bem-vindos, todos… de volta ao Flamengo
> Gavya, dezembro de 2048
> Futebol Masculino: veja as datas importantes para o Flamengo ainda neste mês de julho
> Em amistoso, Felipe Vizeu marca seu primeiro gol pela Udinese
> Consórcio nega que o Maracanã ficará fechado por até seis meses
> Flamengo divulga parcial de vendas para o jogo contra o São Paulo
> Corrida contra o tempo: saiba até quando o Fla pode inscrever reforços nas competições em que está
> Com seis estrangeiros no elenco, saiba quais são as regras para usá-los
> Cruzeiro faz acordo com o Flamengo por dívida de Mancuello
> Com data de apresentação marcada, Vinicius Junior viaja para Madrid
> Quanto o Flamengo pode gastar nesta janela de transferências?
> Decepções, revelações e acertos do primeiro semestre