Compartilhar:

Por Diogo Almeida. Twitter: @DidaZico

Depois do quinto lugar na edição anterior, Vinícius Júnior concorre novamente ao prêmio Golden Boy em 2019, organizado pelo jornal italiano Tuttosport desde 2003 e que reúne os 100 jogadores sub-21 mais promissores da Europa.

Além do Garoto do Ninho, a lista tem nomes como o do vencedor do ano passado, Mathis de Ligt, do Ajax, Justin Kluivert, da Roma, Riqui Puig, do Barcelona, a sensação portuguesa do Benfica, João Félix, além dos colegas merengues Brahim Díaz e Rodrygo Goes, este último que acaba de chegar ao clube e deve ser utilizado no Castilla em um primeiro momento. O ex-Vasco Paulinho, do Bayer Leverkusen, é o terceiro brasileiro da lista.

40 jornalistas de vários veículos importantes do Velho Continente, tais como os prestigiados L’ÉquipeMarca, Bild , Times, A Bola De Telegraaf e os italianos Corriere dello Sport La Gazzetta dello Sport e o próprio Tuttosport, a cada mês eliminam 20 nomes da lista inicial. Os 20 finalistas serão anunciados no dia 15 de outubro. O melhor futebolista sub-21 de 2019 da Europa deve ser divulgado no início de dezembro.

Os organizadores do prêmio disponibilizam pesquisa on-line para aferição da tendência do público e o mais votado vence o prêmio alternativo Golden Boy Web.

>>> Vote no Golden Boy 2019

Os vencedores do Golden Boy não costumam decepcionar. Muitos destes jogadores brilharam nos gramados vestindo as camisas dos maiores clubes e representando seus países em Copas do Mundo. Rafael Van de Vaart, o primeiro vencedor, é um exemplo. Revelado pelo Ajax, foi capitão ainda muito jovem do Hamburgo, depois transferiu-se para o Real Madrid, onde atuou por duas temporadas até a transferência para o Tottenham.

Mathis de Ligt venceu em 2018. Foto: Divulgação / Tuttosport

Messi não ficou de fora. O argentino foi a escolha de 2005, quando aos 18 anos apareceu de forma retumbante no Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

O Brasil fez dobradinha com Alexandre Pato e Anderson, em 2007 e 2008 respectivamente. Os dois jogadores são os únicos brasileiros vencedores do Golden Boy, Curiosamente, os dois também tiveram carreiras abaixo do esperado. Anderson joga atualmente na segunda divisão turca e Alexandre Pato não conseguiu manter o nível em nenhum dos clubes que atuou após o bom começo no Milan.

Após ficar no Top 5 em 2018, Vinícius Júnior tem uma concorrência bastante forte pela frente este ano. O ex-Flamengo sofreu no início do mês de março o rompimento dos ligamentos do tornozelo do pé direito e, recuperado, foi preterido pelo técnico Tite para integrar a Seleção Brasileira na Copa América do Brasil. Com a volta de Zidane ao comando dos Galáticos, o segundo semestre ainda é uma incógnita para o craque de São Gonçalo.

Vencedores Golden Boy

Crédito da imagem: Wikipedia.

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: