Compartilhar:

O colombiano mais rubro-negro do mundo, Gustavo Cuéllar é um dos jogadores mais admirados pelos torcedores do Flamengo. Este fato ficou ainda mais evidente nos últimos dias, quando um suposto interesse do atleta em deixar o Mais Querido veio à tona. A informação foi negada pelo atleta algumas horas depois, mas não antes de ligar o alerta vermelho na Nação.

Mas como um jogador que ainda não conquistou títulos relevantes pelo Flamengo tem tanta moral com os torcedores? Raça? Eficiência? Qualidade técnica? Embora não haja uma fórmula matemática para responder esta pergunta, algumas qualidades e características do colombiano explicam como ele conquistou o carinho dos rubro-negros.

O Mundo Rubro Negro listou 7 fatos que explicam porque os torcedores do Flamengo admiram tanto o Cuéllar.

É um exímio ladrão de bolas

O primeiro passo para se destacar em uma equipe é fazer bem a sua função principal, certo? Pois bem, o colombiano é um exímio ladrão de bolas. No Campeonato Brasileiro, ele mantém uma média de quatro desarmes por jogo, com precisão de 91% nas investidas.

Tem qualidade no passe

Tão importante quanto desarmar é dar continuidade à jogada. O volante é o segundo jogador do Flamengo que mais distribui passes ao longo do jogo (52 em média no Brasileirão 2018), e detém uma impressionante marca de 95% de acerto. Além disso, constantemente ele arrisca lançamentos e viradas de jogo, não se limitando aos passes fáceis.

É onipresente

O colombiano está em praticamente todas as faixas do campo (confira o mapa de calor abaixo), e é peça fundamental para o funcionamento do esquema com só um volante usado pelo técnico Maurício Barbieri. Além de fechar os espaços no setor defensivo, ele inicia a construção das jogadas com qualidade.

Mapa de calor do volante na temporada 2018

Luta até o fim

No atual elenco, poucos atletas entenderam tão bem o espírito rubro-negro de raça e comprometimento quanto Gustavo Cuéllar. Por vezes, até parece que o colombiano é incansável. Ele corre, luta e cobra seus companheiros até os últimos segundos de cada jogo.

Na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, isso ficou ainda mais evidente. O volante só parou de correr quando as pernas não aguentaram mais, e acabou tendo que ser substituído por causa de fortes câimbras.

Sabe atacar

Quando ainda jogava no futebol colombiano, Gustavo Cuéllar costumava atuar como segundo volante, ou até mesmo mais centralizado, e sempre teve como um dos seus pontos fortes a qualidade na hora de avançar ao ataque. Esta faceta do jogador acabou ficando um pouco de lado no Flamengo, principalmente após a equipe adotar o esquema com só um volante. Mas a qualidade segue igual.

No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil 2018, ele foi ao ataque e por muito pouco não foi responsável por uma assistência para o Diego, aos 45 minutos do segundo tempo, quando a equipe ainda perdia (confira o lance). Já na temporada passada, também pela competição nacional, fez um verdadeiro golaço na vitória sobre o Santos (confira abaixo).

Não afina para ninguém (mesmo)

Com personalidade forte, o jogador não costuma levar desaforo para casa. Na temporada passada, no jogo contra o Junior Barranquilla, pela semifinal da Copa Sul-Americana, o colombiano não perdoou nem mesmo o seu compatriota e amigo, Teo Gutierrez (confira abaixo).

Lutou (muito) para conquistar seu espaço no Flamengo

De quase emprestado ao Vitória no final do ano passado até virar um dos principais jogadores do elenco, Cuéllar precisou suar dobrado no Mais Querido.

“Trabalhei para chegar ao time titular e jogar em uma equipe importante como é o Flamengo. Eu tive força de vontade para ficar aqui e buscar no dia a dia o melhor para o clube.” declarou Cuéllar em coletiva.

E o colombiano contou com uma importante aliada nesta batalha: a Nação. Após o advento das redes sociais, nunca antes a torcida do Flamengo, ou parte expressiva dela, comprou a briga pela titularidade de um atleta com tanta persistência. E valeu a pena. Depois de alguns anos sendo coadjuvante, a camisa 8 do Rubro-Negro finalmente voltou a ser fardada por um jogador positivamente protagonista (confira uma seleção de lances do atleta no vídeo abaixo).

O vínculo atual do Cuéllar com o Flamengo vai até o fim de 2022.


Imagem destacada no post e redes sociais: Gilvan de Souza / Flamengo

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

Inscreva-se no canal no Youtube e acompanhe os programas MRN Live, o MRN Entrevista e muito mais! > bit.ly/canaltvmrn

LEIA TAMBÉM

> Flamengo divulga a parcial de vendas para a partida contra o Vitória
Dinheiro, boleto bancário e o IVI Token
> Torcida do Flamengo mantém liderança na média de público no Brasileirão
> Ainda não conhece o novo time do FlaBasquete? Então conheça as mudanças para a nova temporada
> Cuéllar nega interesse em deixar o Flamengo
> Irreconhecível
> Flamengo divulga a parcial de vendas para a partida contra o Vitória
> Como os craques brilham
> Flamengo 1 x 0 Grêmio: entendimento e adaptação sem abandono de convicções
> Com classificação contra o Grêmio, Flamengo garante prêmio milionário e se aproxima da taça de R$ 50Mi
> Presidente do Flamengo oficializa candidatura a deputado federal

Compartilhar: