Compartilhar:

Título continental pode decidir destino do rubro-negro no sorteio do ano que vem; veja possíveis cenários

O maior objetivo do Flamengo em 2019 é o título da Copa Libertadores da América. Porém, os torcedores mais atentos já começam a pensar em 2020, quando o rubro-negro novamente estará na maior competição do continente. Diferentemente das últimas temporadas, o clube carioca pode ser um dos cabeças de chave no ano que vem.

Em 2018, o time da Gávea ficou no pote 3. Neste ano, o clube estava no pote 2. É importante citar os critérios utilizados pela Conmebol para formular o ranking, que é o fator determinante da divisão dos potes.

Acesse agora useartillero.com e concorra a uma camisa irada na promoção de lançamento do site!

  • o desempenho histórico dos clubes, nas edições de 1960 até 2008, com pontos para quem foi campeão, vice, chegou à semifinal, além de vitórias e empates em qualquer fase desde a disputa nos grupos;
  • a pontuação dos últimos 10 anos, com peso maior e decréscimo de 10% a cada edição anterior – ou seja, o River Plate, atual campeão, teve 10% a mais em relação ao vencedor de 2017, o Grêmio, e assim por diante;
  • títulos nacionais conquistados entre 2009 e 2018 também são computados, porém com peso menor. As Copas de cada país não entram na conta.

Situação do Flamengo

Caso o Flamengo vença a Copa Libertadores, no dia 23 de novembro, diante do River Plate, está garantido no pote 1 do sorteio da temporada que vem. Com a taça, o rubro-negro ficaria em 8º no ranking da Conmebol, deixando os paraguaios Cerro Porteño e Olímpia para trás, além do Cruzeiro, que não tem chances de estar no torneio em 2020.

Em um levantamento do leitor Henrique Machado, o Flamengo é o atual 11º colocado do ranking. Mesmo no pior cenário (vice-campeão nas duas competições), a equipe seguiria nesta posição. Com a taça nacional, no entanto, a situação também não muda.

Isso significa que, caso o Flamengo perca a taça para o River Plate, terá de torcer para que um dos times da lista abaixo fiquem fora da maior competição do continente em 2020 ou não consigam a classificação direto para a fase de grupos:

River Plate*
Boca Juniors*
Grêmio 
Atletico Nacional 
Peñarol
Palmeiras*
Nacional 
Olimpia*
Cerro Porteño*
Cruzeiro

* times que estarão na fase de grupos da Libertadores 2020, sendo que o Palmeiras tem mínimas chances de não estar e o Penãrol está praticamente garantido também.

Não deixe de ler também

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: