Compartilhar:

Disputar a Copa do Mundo é um sonho para qualquer jogador. Independente da época ou país, todo atleta profissional de futebol sempre tem como um dos seus objetivos poder representar seu país no principal torneio de do planeta. Brilhar pelo Flamengo é um bom precedente para que esse alvo seja alcançado, já que o Rubro-Negro é o quarto clube brasileiro com o maior número de jogadores convocados à Seleção Brasileira para disputar uma Copa do Mundo, num total de 21 mundiais realizados (contando com o de 2018), 37 atletas do time da Gávea já estiveram presentes no torneio, sendo 33 brasileiros e quatro estrangeiros.

Veja a lista com cada um dos jogadores da Gávea convocados e as Copas do Mundo que disputaram:

Somando os torneio até o mundial de 2014, os jogadores do Flamengo contabilizam um total de 100 atuações e 19 gols anotados. O primeiro artilheiro brasileiro numa Copa do Mundo foi o rubro-negro Leônidas da Silva, o Pérola Negra, com oito gols em cinco jogos, no torneio de 1934, disputado na França. Até hoje é o jogador da Gávea com mais gols em mundiais. Em segundo aparece Zico, com cinco tentos e em terceiro há Sócrates, com dois. Já os três com mais partidas disputadas são: o Galinho de Quintino, com 14 jogos; Júnior Baiano, com sete; Zagallo, Brito, Juvenal e Toninho Baiano, todos com seis confrontos em mundiais.

Sagraram-se campeões do mundo Zagallo, Moacir, Joel e Dida (58), Brito (70), Gilmar (94) e Juninho Paulista (2002), deixando o Mais Querido como a sexta equipe brasileira com mais campeões da competição.

Além dos já listados, também há também os que apareceram como pré-selecionados para a Copa, mas acabaram de fora na lista final, são eles: Índio e Evaristo, em 58; e Paquetá e Cuéllar (Colômbia), em 2018. Há também o caso de Romário, que em 1998 já era dado como um do protagonistas do mundial da França, após sua exibição de gala em 94, mas uma lesão o tirou do torneio dias antes da estreia. E também o zagueiro paraguaio, Gamarra, que foi à Copa de 98, pertencia ao Flamengo, mas na época estava emprestado ao AEK, da Grécia.
 

Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Divulgação

Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI
 

LEIA TAMBÉM

> Flamengo já teve 37 jogadores convocados para atuar em Copas do Mundo
> Palmeiras 1 x 1 Flamengo: a manutenção de um estilo
> Na súmula de Palmeiras x Flamengo, árbitro erra o tempo de jogo do momento da paralisação da partida
> Parece replay: Flamengo/Marinha goleia Portuguesa com mais um show de Dany Helena
> Vinicius Junior: o garoto que conquistou a Nação
> A tristeza de um até logo
> Cancelem a Copa

Compartilhar: