Compartilhar:

Itallo Andrade, da equipe MRN Informação

Campeão da primeira edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete, em 2011 e em 2013, Flamengo segue invicto na competição e busca o tricampeonato.

Na última quarta-feira (24), o time de basquete do Flamengo começou sua participação na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que é considerada o principal campeonato de base do basquete nacional.

A fase inicial da competição é dividida em duas etapas. Na primeira, será dividido duas chaves: O grupo A, jogará no Ginásio Palácio de Cristal, em Curitiba (PR), e o grupo B no Tijuca Tênis Clube (RJ). As equipes dos grupos irão se enfrentar uma vez. Já a segunda etapa acontecerá em São Paulo, entre os dias 27 de agosto e 03 de setembro, no Ginásio Antônio Prado Junior e no Continental Parque Clube, ambos em Osasco. Os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B. Os oito melhores classificarão para a fase final.

O Flamengo tem sido um excelente anfitrião: até o momento, o Mais Querido ainda não foi derrotado. Nos três primeiros jogos da equipe, todas as vitórias foram com tranquilidade. Na estreia da competição, os Crias da Gávea atropelaram a equipe de Maringá por 91 a 23. No segundo jogo o placar não foi tão elástico, mas o Rubro-Negro garantiu a vitória com folga por 80 a 62, contra o União Corinthians e no último jogo, o placar ficou 84 a 54, contra o São José.

Em entrevista ao site do Flamengo, Rodrigo Galego, técnico da equipe sub-20 do Flamengo Basquete contratado recentemente, falou sobre a preparação do time para a LDB:

– A gente fez uma preparação interessante nesse ano aqui que foi de disputar competições adultas. Disputamos a LSB (Liga Super Basketball), que é um campeonato amador de basquete do Rio de Janeiro com muitas equipes. Muitas vezes enfrentamos jogadores amadores ou jogadores que se aposentaram, mas com experiência de adulto. Não tem essa ansiedade do garoto de acertar, essa cobrança, então você está enfrentando ali pessoas bem experimentadas, que jogam um pouco mais duro. Isso dá uma cancha, uma experiência para os atletas bem legal – disse.

Foto: Flamengo.

– Estamos jogando a LSB, estamos também jogando o torneio adulto do Rio de Janeiro – o Cariocão – e estamos participando do campeonato carioca Sub19. Essas competições serviram para eu conhecer os atletas, entendê-los em situações desfavoráveis, às vezes em jogos difíceis, mas também em situações fáceis. Quando a gente está ganhando fácil, como cada jogador se comporta, se continuam se cobrando a fazer o melhor – reforçou o treinador Rubro-Negro.

Não deixe de ler também

Para este ano, o Flamengo montou um grande planejamento e renovou o elenco e comissão técnica. Ao todo, o time conta com 16 atletas para a disputa do campeonato. Conheça um pouco dos Crias da Gávea:

Armadores:

Pedro Nunes, Magno Faria e Matheusinho. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Matheusinho foi campeão do NBB 11 com o Flamengo e irá disputar pela segunda vez o LDB pelo Mais Querido. Com passagens pelo Tijuca Tênis Clube e Palmeiras, o armador foi um dos principais nomes na vitória contra o União Corinthians com 13 pontos, 7 rebotes, 10 assistências e 5 roubadas de bola.

Pedro Nunes chegou ao Rubro-Negro nesta temporada, após jogar pelo Joventut Badalona, da Espanha e pela IMG Acadey, dos Estados Unidos. O armador de 19 anos disputará a LDB e depois irá compor o elenco profissional. Pedro foi destaque nas duas primeiras vitórias do Flamengo sobre o Maringá com 18 pontos e contra União Corinthians, com 19 pontos

Magno Faria é Cria da Gávea e disputará sua primeira LDB. Em entrevista ao site do Flamengo, o camisa 6 se mostrou confiante na equipe: “Tenho certeza que o time está bem treinado fisicamente e taticamente.”

João Vitor Belmiro, mais conhecido como Joãozinho, também é Cria da Gávea e apesar da pouca idade, o jovem de 17 anos vai para sua segunda LDB vestindo o Manto Sagrado.

Thiaguinho se destacou nas categorias de base do Vasco e Fluminense e foi integrado ao elenco do Flamengo nesta temporada.

Igor Gabriel é multicampeão nas categorias de base do Flamengo. Além de estar participando pela segunda vez da LDB, o jogador também joga pela a Seleção Brasileira 3×3.

Gabriel Andrade é novidade no Mais Querido. Após passagens por Circuito Militar, Espanha e Estados Unidos, o ala-armador integra o FlaBasquete para a disputa da LDB.

Alas:

Matheus Weber ganhou a confiança do técnico Gustavo De Conti e integrou o elenco profissional e também foi campeão do NBB 11. O ala de 19 anos tem 1,94m e possui passagens por Crainhos e Paulistano.

João Vittor de Souza tem 18 anos e 1,90m. Com passagens por Jequiá, Barretos e Franca, o ala chegou à Gávea este ano.

Moisés Diorginis, mais conhecido como Café, tem 20 anos, 2 metros de altura e possui passagens por Queimados, no Rio de Janeiro, Concórdia, em Santa Catarina e recentemente estava no Fluminense.

Luiz Henrique Ferreira, conhecido como Ferrugem, Cria da Gávea, começou a jogar basquete pelo Flamengo aos 11 anos. Depois teve uma rápida passagem por São Paulo e voltou ao Rubro-Negro. Com 17 anos, o ala possui 1,94m.

Pivos:

Matheus Maciel tem 18 anos e 2,06m. Com passagens por Barueri, Paulistano e Unicaja, da Espanha, o jovem ala, assim como Pedro Nunes, irá participar da LDB e logo em seguida integrar o elenco profissional do Flamengo. Maciel foi um dos destaques na vitória do Mais Querido contra a equipe do São José por 84 a 54, com 7 rebotes.

Rafael Rocha é o mais novo do elenco. Com 16 anos e 2,03m, o jovem fará sua primeira competição com a camisa do Flamengo. Após passagens por Corinthians, Pinheiros, Baskonia (Espanha) e Palmeiras, o ala-pivô chegou à Gávea no início do ano.

João César tem 17 anos e 2,02m. O ala-pivô tem passagem pelo Clube Associação Sorriso de Basquetebol, em Sorriso, MT, e integrou a equipe do Flamengo no ano passado.

Ruan Miranda tem 18 anos e 2,05m. Natural de São Luis (MA), o pivô foi campeão do Super 8 e do NBB 11 com o elenco profissional. Ruan foi o destaque do jogo na LDB 2019 na vitória do Flamengo sobre Maringá com 17 pontos e 11 rebotes.

Tabela de jogos do Flamengo:

24/07 – Flamengo 91 x 23 Maringá – 13h30
25/07 – União Corinthians 62 x 80 Flamengo – 13h
26/07- Flamengo 84 x 54 São José – 13h
28/07 – Basquete Cearense x Flamengo – 13h
29/07 – Flamengo x Pinheiros – 13h30

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: