Compartilhar:

Na próxima segunda-feira (13), acontecerá o sorteio do chaveamento da Copa Libertadores, em Luque, no Paraguai, às 20h. Dos oito possíveis adversários do Flamengo, apenas um o clube nunca enfrentou em qualquer tipo de competição: o Godoy Cruz, da Argentina. 

Confira abaixo o histórico do Flamengo contra as outras sete equipes que estão no Pote 2 da Libertadores 2019.

Nacional-URU

São 24 partidas contra o tradicional Nacional de Montevidéu, mas apenas duas pela Libertadores, elas ocorreram na fase de grupos de 2008, no Uruguai o Flamengo perdeu por 3 a 0, Toró e Léo Moura foram expulsos quando o time ainda perdia por 1 a 0. No Maracanã, vitória por 2 a 0. 

A maioria dos confrontos entre as equipes aconteceram pela extinta Supercopa da Libertadores. A partida de despedida de Léo Moura também foi contra o Nacional, em 2015.

River Plate

Frente ao River Plate, são 17 jogos em toda a história, sendo quatro deles pela Libertadores, em 1982 pela semifinal – que na época era um triangular – e mais recentemente, em 2018, na fase de grupos.

Em 82, o Flamengo venceu categoricamente as duas partidas. No Monumental, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0, no Maracanã o Mais Querido ganhou por 4 a 2. Em 2018, os jogos foram mais mornos, na estreia de ambos no torneio a partida terminou empatada em 2 a 2, destaque para os portões fechados do Engenhão, já que o Flamengo estava cumprindo suspensão da Conmebol pela final da Sul-Americana do ano anterior. No Monumental, um 0 a 0 chato, já que ambos estavam nas oitavas.

Emelec

Houveram alguns amistosos nos anos 1960, mas o que está fresco na memória dos rubro-negros são os confrontos de 2012 pra cá, todos eles na fase de grupos. Apesar das eliminações precoces em 2012 e 2014, o time equatoriano nunca foi uma grande pedra no sapato do Flamengo. A única derrota do Rubro-Negro diante do Emelec foi em 2012, por 3 a 2, em Guaiaquil.

San Lorenzo 

Além de alguns amistosos nos anos 1940, a maioria dos confrontos aconteceram na edição da Copa Mercosul de 2001. Naquele ano, Flamengo e San Lorenzo fizeram a decisão do torneio. Mais recentemente, eles se enfrentam na fase de grupos da Libertadores de 2017, o Fla venceu bem no Maracanã, por 4 a 0. Mas, em Buenos Aires, o Rubro-Negro perdeu de virada por 2 a 1 e deixou a classificação escapar nos últimos minutos.  

LDU 

Contra a LDU, aconteceram apenas os confrontos da atual edição da Libertadores. Vitória do Fla por 3 a 1 no Maracanã e derrota em Quito por 2 a 1, de virada.

Grêmio e Athletico-PR

Grêmio e Athetico-PR também já enfrentaram o Flamengo na Libertadores. O Tricolor Gaúcho foi adversário do Flamengo nas Libertadores de 1983 e 1984, em 83 os confrontos aconteceram na fase de grupos. Vale ressaltar que na época os finalistas do Campeonato Brasileiro do ano anterior iam para o mesmo grupo e só se classificava o primeiro. No ano seguinte, as partidas aconteceram no triangular semifinal e o clube gaúcho, que tinha a vantagem do empate, conseguiu a classificação por 0 a 0 em jogo desempate, em São Paulo. 

Contra o Athletico, o confronto na Libertadores aconteceu na fase de grupos de 2017. Vitória no Maracanã por 2 a 1, e derrota em Curitiba pelo mesmo placar. A última vitória do Mais Querido na Arena da Baixada, aconteceu por uma competição da Conmebol, na Copa Sul-Americana de 2011.

 

Independentemente do adversário, o Flamengo vai decidir as oitavas no Maracanã, por ter se classificado em primeiro no Grupo D.

 

Créditos de imagem destacada e nas redes sociais: Gilvan de Souza/Flamengo

Você pode contribuir com o nosso projeto:

Via Paypal:

Via Transferência Bancária:

Banco do Brasil:
Agência 3652-8
Conta Corrente 43937-1

 

 

Compartilhar: