Compartilhar:

Yago Martins, do MRN Informação

Bebeto surgindo, MPB explodindo e Karatê Kid sendo lançado, detalhes de 1984

Depois de 35 anos, o Flamengo volta a uma semifinal de Libertadores. Nesta quarta-feira (2), o rubro-negro enfrenta o Grêmio como visitante pela partida de ida da competição, e na última vez que isto aconteceu foi em 1984, contra o mesmo tricolor gaúcho.

Naquele ano, o torneio contava com 21 times na disputa. O Grêmio, campeão no ano anterior, já entraria nas semifinais. As outras equipes eram divididas em cinco grupos. O dono da melhor campanha de cada chave garantiria uma vaga entre os semifinalistas.

A semifinal era disputada de forma distinta. Os seis melhores clubes eram divididos em dois grupos. Eles se enfrentavam duas vezes ao menos.

No Grupo B, estavam Grêmio, Flamengo e Universidad de Los Andes, da Venezuela. Os brasileiros venceram o time venezuelano nas duas oportunidades.

Quando se enfrentaram entre si, deu Grêmio.

Na ida, 5 a 1 para os gaúchos, na volta, 3 a 1 para o rubro-negro. Iguais em número de pontos, as equipes fizeram um jogo de desempate em São Paulo. Com o 0 a 0 no placar, o Grêmio se classificou graças ao saldo de gols.

O MRN relembrou como era o mundo naquela altura em 1984.

BEBETO SURGINDO

Autor de dois, dos três gols do Flamengo na partida de volta daquela semifinal, Bebeto tinha apenas 20 anos e estava surgindo para o futebol.

JÁ SEM ZICO

O eterno ídolo rubro-negro tinha deixado o clube um ano antes, acertando sua transferência para a Udinese, da Itália.

BRASIL TRI

Nos dias de hoje, o Brasil está a 17 anos sem ser campeão Mundial. Naquela época, a seleção canarinho tinha apenas três títulos e vivia um jejum contestado por todos: 14 anos sem levantar uma taça de Copa do Mundo.

GERAÇÃO DE OURO

A geração de ouro do Flamengo já tinha conquistado anos antes três títulos brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Após 84, ainda viria mais um Brasileirão em 1987, para contemplar a década de 80.

CINEMA

Filme de bastante sucesso nas bilheterias, “Karatê Kid – A Hora Da Verdade” era lançado nos cinemas. Daniel San, um rapaz que desejava aprender Caratê tem a ajuda de senhor Miyagi e acaba aprendendo grandes lições de vida.

MPB DOMINANDO AS RÁDIOS

A explosão da MPB no Brasil aconteceu nesta época. Kid Abelha, Titãs, Lulu Santos e etc dominavam o cenário musical. Músicas como “Fixação” e “Como eu quero” de Paula Toller, foram lançadas neste ano.

JOÃO FIGUEIREDO PRESIDENTE DO BRASIL

Trigésimo presidente, João Pedro estava na reta final de seu mandato que se iniciou em 1979.

Leia também

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: