Os dirigentes rubro-negros seguem no mercado em busca de reforços para o elenco e as prioridades estão definidas: um ponta-esquerda com características semelhantes as de Vinicius Junior e um volante. Entretanto, mesmo apenas um dia após a abertura da janela de transferências internacionais, o Flamengo precisa correr para sacramentar suas negociações.

Embora possa contratar no mercado internacional até o dia 15 de agosto, a data limite para inscrição de atletas varia de campeonato para campeonato. E nesta verdadeira verdadeira corrida contra o tempo, até a demora na regularização de um atleta pode ser motivo para a não utilização do mesmo em uma competição importante, como no caso da Copa do Brasil, onde a data limite para inscrições é o próximo dia 30 de julho

No caso da regularização do atacante Fernando Uribe, embora o Rubro-Negro tenha feito todo o trâmite necessário ainda na segunda-feira, data na qual a janela de transferências abriu, a liberação só aconteceu hoje (17), no dia limite para a regularização do atleta para a partida contra o São Paulo, no Brasileirão. A demora aconteceu por pendência do ITC (Certificado de Transferência Internacional). Mas, assim que solicitado, o documento foi prontamente enviado pela federação mexicana.

Mas o quê é ITC? E como é feita a regularização? Veja abaixo

Após a assinatura do vínculo com o atleta, o Flamengo leva o contrato federativo, juntamente com o contrato de transferência para registro em um sistema eletrônico, o TMS (sistema de registro de transferências internacionais). Este procedimento só pode ser feito após a abertura da janela.

A partir daí, em até 7 dias, o outro clube efetua a contra-ordem. Se ambos os contratos inseridos trazem as mesmas informações, ou seja, se ocorre o “match”, a federação do clube cedente envia o ITC através do sistema. Após solicitado, o prazo para envio do documento necessário para o registro da transferência é de uma semana. Assim que a CBF visualiza o documento, publica a regularização do atleta no BID.

No ano passado, quando contratou Everton Ribeiro, o Flamengo sofreu com a demora na regularização do atleta. O meia foi anunciado no dia 5 de junho, mas seu registro no BID só apareceu no dia 22, por causa de um atraso por parte da federação de futebol do Qatar. Contrato no mesmo período, o zagueiro Rhodolfo foi rapidamente regularizado, graças a forma ágil como Federação Turca enviou o documento.

Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Gilvan de Souza / Flamengo


Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI

LEIA TAMBÉM

> Bem-vindos, todos… de volta ao Flamengo
> Gavya, dezembro de 2048
> Futebol Masculino: veja as datas importantes para o Flamengo ainda neste mês de julho
> Em amistoso, Felipe Vizeu marca seu primeiro gol pela Udinese
> Consórcio nega que o Maracanã ficará fechado por até seis meses
> Flamengo divulga parcial de vendas para o jogo contra o São Paulo
> Corrida contra o tempo: saiba até quando o Fla pode inscrever reforços nas competições em que está
> Com seis estrangeiros no elenco, saiba quais são as regras para usá-los
> Cruzeiro faz acordo com o Flamengo por dívida de Mancuello
> Com data de apresentação marcada, Vinicius Junior viaja para Madrid
> Quanto o Flamengo pode gastar nesta janela de transferências?
> Decepções, revelações e acertos do primeiro semestre