Compartilhar:

O Campeonato Brasileiro sub-20 2018 terá início no mês de julho e término previsto para o mês de outubro. Serão 20 equipes participantes, e o Flamengo estreia no dia 04 de julho, às 15h, contra o Atlético-PR. O duelo entre os Rubro-Negros ocorrerá Estádio Francisco Muraro, em Curitiba. Engana-se quem pensa que são os vinte clubes da Série A dos profissionais, mas sim, são as 20 melhores equipes mais bem colocadas no Ranking Nacional de Clubes 2018. O Flamengo é o sétimo do ranking.

É a quarta edição do Campeonato Brasileiro sub-20 organizado pela CBF. Antes disso (2006-2014), a Federação Gaúcha de Futebol organizou a competição. A melhor campanha do Flamengo foi no ano de 2015, onde parou na segunda fase.

O Mengão está presente no grupo D, com Internacional, Figueirense, Santos e Atlético-PR. A competição é formada por quatro fases: na Primeira Fase, os clubes serão dispostos em quatro grupos com cinco equipes cada, que disputam em forma de pontos corridos dentro da própria chave. Os dois primeiros colocados se classificam para a Segunda Fase, onde os oito times classificados serão sorteados em dois novos grupos, com quatro clubes em cada, e também se enfrentarão em formato de pontos corridos, dentro de suas respectivas chaves, com partidas em turno e returno. Novamente, os dois melhores colocados de cada grupo seguem para a Terceira Fase (Semifinais), onde as equipes se enfrentarão em partidas de ida e volta. Os vencedores avançam à Quarta Fase (Finais) do Campeonato Brasileiro Sub-20, em partidas de ida e volta.

Desempenho em edições anteriores

No ano passado, o Flamengo não passou da primeira fase da competição, somando apenas seis pontos em quatro jogos. Em 2016, o desempenho foi ainda pior: três pontos em quatro jogos. Em 2015, o Rubro-Negro passou pela primeira fase, e, na última rodada da segunda fase, a equipe precisava apenas vencer o Fluminense para chegar à final. Não venceu. Esse elenco contava com jogadores já conhecidos da torcida, como Matheus Sávio, Felipe Vizeu e Lucas Paquetá.

Classificação para a Libertadores Sub-20

O campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 2018 automaticamente tem vaga na final da Supercopa do Brasil Sub-20, contra o campeão da Copa do Brasil sub-20 (título conquistado pelo São Paulo). Essa Supercopa dá ao campeão uma vaga na disputa da Copa Libertadores Sub-20 de 2019.

Vale ressaltar que o Flamengo é um dos candidatos ao título. Nesta temporada, os meninos da Gávea conquistaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior (de forma invicta) e o Campeonato Carioca sub-20, contra o Vasco.

Com informações do site oficial da CBF

Imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo

Quer ser apoiador do Mundo Rubro Negro? CLIQUE AQUI

Compartilhar: