Por Wedson Barreto, com a colaboração de Wanderson Emerick

O início de ano está sendo ótimo para o Flamengo no Youtube. Na madrugada da última segunda-feira (12), a Fla TV superou a marca dos 820 mil inscritos e tornou-se o 4° maior canal de clube do mundo, ultrapassando o alemão Bayern de Munique. Nas Américas, o Rubro-Negro lidera absoluto.

Confira abaixo a analise completa do crescimento da Fla TV nas primeiras semanas de 2018.

Retomando o crescimento em janeiro

 

As primeiras semanas do ano costumam ser fracas de conteúdo na maior parte dos clubes, mesmo assim a FlaTV disponibilizou muitos vídeos para seu público. Desde desafios com jóias da base, homenagem ao Marcelinho do FlaBasquete, cobertura da Copinha, chegada do Varejão ao Mais Querido, até o vídeo de demonstração do novo CT.

Em janeiro, a FlaTV fechou o mês com 31.653 inscritos e 4.252.653 visualizações entre os 12 clubes acompanhados – Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Corinthians, Grêmio, Vasco, Botafogo, Internacional e Atlético MG – uma média diária de 1.055 novos inscritos e 137.182 visualizações.

...

Em comparação ao mesmo período em 2017, o crescimento foi de 5.44%, deixando o Flamengo atrás de Corinthians com 35.984 assinantes e Palmeiras com 58.311 no ranking mensal e com a segunda maior audiência, logo atrás da TV Palmeiras que teve mais de 9 milhões de visualizações.

A expectativa para esse ano da FlaTV é que o canal supere a marca de 1 milhão de inscritos. A plataforma de vídeos é a única rede social – entre Facebook, Youtube, Twitter e Instagram – que o Fla ainda não alcançou o primeiro milhão. No mundo, apenas Barcelona, Real Madrid e Manchester City superaram a marca. 

...

CeiFLAndo a concorrência no início de fevereiro

Mal fechou o mês anterior, e a especulação que vinha ganhando força no fim de janeiro se concretizou: Henrique Dourado acertou com o Flamengo. Com um anúncio exclusivo, os inscritos da FlaTV foram os primeiros a saber da contratação do atacante. Uma ação simples, mas que trouxe um resultado enorme.

Poucas horas após o anúncio foram registrados mais de 5 mil novos inscritos e mais de 100 mil visualizações no vídeo de apresentação do #CeiFLAdor. Em seis dias o clube conseguiu 35 mil novos inscritos no Youtube – valor superior ao conseguido durante todo o mês de janeiro.

Bons resultados que refletiram nas visualizações. O vídeo do primeiro dia de Henrique Dourado no Ninho do Urubu já é o quinto mais visto da história do canal (631 mil visualizações). No ano, a publicação lidera como a mais popular, seguida por outros dois vídeos relacionados ao Ceifador, a coletiva de apresentação (367 mil) e o anúncio da contratação (308 mil).

No ranking mundial, o próximo no radar é o Manchester City (ING). Para alcançar a terceira colocação, o Flamengo precisa de cerca de 310 mil novos inscritos. Atualmente, o Barcelona possui o canal de clube com mais seguidores no mundo (3.768.228), seguido pelo Real Madrid (2.741.727).

Números atualizados em 13/02/2018, às 15h30.