Compartilhar:

No primeiro sábado do mês de dezembro (1), o Flamengo encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro 2018, com uma derrota de virada, diante do Atlético Paranaense. A equipe finalizou a competição na 2ª colocação, com 72 pontos (16 a mais em relação à 2017), garantindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores pelo terceiro ano consecutivo.

Números finais – Flamengo no Brasileirão 2018

38 Jogos – 21 Vitórias – 9 Empates – 8 Derrotas – 59 Gols Marcados – 29 Gols Sofridos – aproveitamento de 63,15%

82 Cartões Amarelos – 10 Cartões Vermelhos

Como MANDANTE: 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 30 gols marcados e 8 sofridos. Como VISITANTE: 7 vitórias, 7 empates e 5 derrotas; 29 gols marcados e 21 sofridos.

Jogos

32 jogadores foram utilizados pelos dois treinadores (Mauricio Barbieri e Dorival Junior) no Brasileirão 2018. Destes total de atletas, 23 disputaram o Brasileiro 2017 pelo Flamengo. Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o meia Everton Ribeiro foi o atleta que mais entrou em campo, com 35 jogos disputados. Onze jogadores oriundos da base. Marlos Moreno foi o jogador que mais entrou no decorrer das partidas, com 15 participações.

Realizando uma breve comparação com a temporada passada, percebemos uma pequena redução no número de atletas utilizados (32×33) e um ligeiro aumento em relação aos atletas promovidos da base (11×9). Em 2018, quatro atletas (Ribeiro, Renê, Léo Duarte e Paquetá) ultrapassaram a marca de 30 jogos disputados, enquanto em 2017, apenas Willian Arão atingiu essa marca.

Gols, Assistências e Cartões

19 jogadores marcaram os 59 gols do Flamengo nesta edição do Brasileirão. O Mengão marcou gols em todos os 19 adversários nesta temporada. Lucas Paquetá sagrou-se o artilheiro da equipe no campeonato, com dez tentos em 32 jogos. O atacante Vitinho, que chegou no decorrer da competição, vindo do CSKA, da Rússia, foi o líder no quesito assistências: seis passes que resultaram em gol.

82 cartões amarelos e 10 vermelhos foram distribuídos entre 28 atletas. O Flamengo foi a 4ª equipe com menos cartões amarelos no Brasileirão 2018, porém foi o líder nas expulsões.

Nação Rubro-Negra – como mandante

Com todos os jogos como mandante realizados no Maracanã e ingressos acessíveis, a Nação Rubro-Negra deu show: melhor média disparada de público pagante e presente da competição: quatro deles passaram dos 60 mil presentes.

Nação Rubro-Negra – como visitante

Comparações

O aproveitamento desta temporada foi superior a de 2017. Mais gols marcados e menos gols sofridos, além do número de vitórias aumentarem consideravelmente, resultando na segunda posição na classificação.

Os desempenhos como mandante e visitante também foram menores que na temporada passada. Principalmente fora de casa, onde o Flamengo conquistou apenas 20 dos 57 pontos disputados.

Desempenho – por técnico

Adriano Skrzypa é professor de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

Compartilhar: