Compartilhar:

Da Redação

A gigante Amazon promove seu maior festival de ofertas e nossa redação aproveitou o dia para fazer uma compilação com 10 livros disponíveis na loja e que todo rubro-negro tem a obrigação de ler!

1- O vermelho e o negro

Sua camisa vermelha e preta viaja de canoa pelos igarapés, galopa pelas coxilhas, caminha pelos sertões, colore todas as praias, está nos barracos e nas coberturas. Suas cores vestem homens e mulheres, famosos e anônimos, pobres e ricos, idosos e crianças, feios e bonitos. Quem é? Leva o prêmio quem disser Flamengo. É o clube de maior torcida do Brasil e – por que ser modesto? – do mundo. Com seus quase 40 milhões de adeptos, chega perto da população inteira da Espanha. E, apesar de cobrir todo o território, é surpreendentemente una. (Como se explica que um rubro-negro do Acre ou de Caxias do Sul reaja exatamente como um rubro-negro do Leblon?).

No dia em que se estudar a fundo a integração nacional à luz da modernidade, vai-se descobrir que, além do Flamengo, talvez só a Igreja Católica e o jogo do bicho sejam tão abrangentes. Não por acaso, as três instituições se alimentam da mesma matéria-prima: a fé. O vermelho e o negro (originalmente editado pela DBA, em 2001) é uma narrativa ágil, alegre e informativa da (mais que centenária) trajetória do Flamengo, por um escritor de pele decididamente rubro-negra: Ruy Castro. Sim, é o livro de um torcedor do Flamengo. Mas para ser lido também pelos torcedores dos times adversários e até pelos que não torcem por time nenhum – e que, depois disso, talvez entendam melhor a magia que o futebol desperta.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lLt8zI

Compre o ebook: https://amzn.to/2leinW6

Folheie o livro clicando em “Leia agora”.

2- Histórias do Flamengo

Este livro teve sua 1ª. edição em 1945, que antecedeu, em dois anos, o lançamento de O Negro no Futebol Brasileiro, também de Mario Filho, publicado em 1947. Já a 3ª. edição de Histórias do Flamengo é de 1966, ou seja, de há 48 anos. O início do Flamengo ou “O Berço”, como Mario intitula uma das partes da obra, está minuciosamente contado nestas páginas.

Os detalhes são inimagináveis, passando pela “infância” do clube, indo do nascimento do Fla-Flu ao primeiro Fla-Flu, da República Paz e Amor ao Café Rio Branco, e culminando com a descrição bem-humorada de figuras muito curiosas. E, evidentemente, à medida que avançam as histórias, também casos sobre o Fluminense, o Vasco, o Botafogo, que se mesclam em algum episódio sobre o Flamengo. Em Histórias do Flamengo desfilam personagens bem conhecidos, muitos deles flamenguistas “doentes”, como o escritor José Lins do Rêgo e o locutor e compositor Ary Barroso. Em algumas passagens, até Ruy Barbosa, o Barão do Rio Branco e Olavo Bilac são mencionados.

As histórias se multiplicam e são deliciosas! Como diz Mario Filho no título de um dos capítulos, “Coisas que só acontecem ao Flamengo”.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2keH58H

3- 100 anos de bola, raça e paixão

Com o lançamento de “100 anos de bola, raça e paixão”, o torcedor rubro-negro tem em mãos o mais completo documento já publicado sobre o futebol do Flamengo. Nessa edição comemorativa, como diz o escritor rubro-negro Ruy Castro no texto de quarta capa, os autores Paschoal Ambrósio Filho (autor também dos livros Pentatri e 6x Mengão), Arturo Vaz e Celso Júnior “vão aos documentos e tiram tudo a limpo”. Ou seja, reúnem, numa só obra, toda a trajetória de vitórias do Flamengo nos gramados do mundo inteiro.

Nos capítulos, divididos em décadas, o leitor se deliciará com o trabalho minucioso e detalhado executado pelos autores. Nada escapou e o resultado é um banho de informações. Além disso, trata-se de um E-Book luxuoso e rico em imagens: são mais de uma centena de fotos, desenhos com reproduções de gols históricos e símbolos do clube mais querido do Brasil. De quebra, o livro ainda traz a lista dos cem maiores ídolos e cem maiores jogos nesse primeiro século de glórias.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lLipFz

Compre o ebook: https://amzn.to/2kfBa3p

Folheie o livro clicando em “Leia agora”.

4- 1987: a História Definitiva

1987: a História Definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, resgata em riqueza inédita de detalhes a maior controvérsia da história do futebol brasileiro: o Campeonato Brasileiro de 1987, ainda hoje disputado, fora das quatro linhas, entre o Clube de Regatas do Flamengo e o Sport Club do Recife.

Para explicar por que o assunto continua a despertar paixões trinta anos depois, o autor analisa o pano de fundo político dos acontecimentos que levaram à ruptura entre os maiores clubes do país e a CBF, em 1987. Relata, em especial, a luta de uma geração de dirigentes e formadores de opinião politicamente engajados, que, em sintonia com o processo de redemocratização do Brasil, buscavam livrar-se do “entulho autoritário” que duas ditaduras legaram ao nosso futebol. E narra como, ao longo de poucos meses, esses dirigentes puseram em xeque a CBF e as federações estaduais, montaram por si próprios o campeonato mais apaixonante da história — a Copa União — , para depois deitar a revolução a perder em meio à miopia, mesquinharias, traições e à superior malandragem dos interesses estabelecidos.

No mais, o livro conta como nunca antes se fez os aspectos propriamente futebolísticos da disputa que levou à coroação do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato. Também resgata o que foi a disputa do Módulo Amarelo, afinal dividido entre Sport e Guarani, e narra os acontecimentos de 1988 — da recusa do “cruzamento” entre Flamengo e Internacional, Sport e Guarani, à eleição de Ricardo Teixeira, que efetivamente pôs fim àquele ensaio de revolução.

Por fim, o autor lança mão de seus conhecimentos jurídicos para explicar de forma definitiva os contornos da batalha que Flamengo e Sport do Recife travaram nos tribunais. E explica por que sentença nenhuma logrará encerrar a discussão, enquanto não triunfarem as bandeiras erguidas pelos grandes clubes brasileiros naquele ano de 1987.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lnxTPS

Compre o ebook: https://amzn.to/2ldBLT8

Folheie o livro clicando em “Leia agora”.

5- Flamengo é puro amor: 111 crônicas escolhidas

José Lins do Rego foi o primeiro importante autor brasileiro a escrever sistematicamente sobre o futebol. Neste livro, o romancista dedica belas passagens a Zizinho, Ademir, Jair, Heleno, Biguá, entre outros ídolos de nossas torcidas. Além disso, ele revela os bastidores dos clubes, dos dirigentes e detalhes de histórias vividas fora dos gramados.

Este volume, além de resgatar este lado sempre lembrado, porém pouco conhecido, de José Lins do Rego, se trata de uma declaração de amor ao futebol que se jogava na época: apesar de ingênuo, romântico e verdadeiro.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lMmKrX

Compre o ebook: https://amzn.to/2kfqEsL

Folheie o livro clicando em “Leia agora”.

6- Nação. Como e por que o Flamengo se tornou o clube com a maior torcida do Brasil

A proposta deste livro é explicar a popularidade do Flamengo e com base em pesquisa, o autor revisita o Rio de Janeiro do início do século 20, buscando as raízes da paixão pelo clube da Gávea. Autor: Marcelo Pereira.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lgbF1R

7- 1981. Como um craque idolatrado, um time fantástico e uma torcida inigualável fizeram o Flamengo ganhar tantos títulos e conquistar o mundo em um só ano

No livro “1981 – Como um Craque Idolatrado, um Time Fantástico e uma Torcida Inigualável Fizeram o Flamengo Ganhar Tantos Títulos e Conquistar o Mundo em um só Ano”, os rubro-negros poderão reviver o momento mais vitorioso da história do clube. Comandado por Zico, o time fez história jogando um futebol que passou a ser admirado em todo mundo. Com detalhes inéditos das conquistas da Taça Libertadores e do Mundial Interclubes, ocorridas há exatos 30 anos, os jornalistas André Rocha e Mauro Beting contam essa história através de entrevistas dos protagonistas dessa equipe, entre eles Júnior, Andrade, Adílio e, é claro, Zico.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lMuwSF

8- Hexagerado. O título mais esperado dos últimos 17 anos

Em ‘Hexagerado’, Arthur Muhlenberg narra a história da conquista do Campeonato Brasileiro de 2009 pelo Flamengo, jogo a jogo.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2lLLQax

9- Uma viagem a 1912: surge o futebol do Flamengo

O livro “Uma viagem a 1912 – surge o futebol do Flamengo”, relata o ano de 1912, quando surge o futebol do C.R. Flamengo, fazendo um paralelo entre os fatos marcantes da história no ano e a história do surgimento do futebol no Flamengo, com detalhes de todos os jogos com relatos dos principais acontecimentos. Toda paixão tem uma história! Autor: Marcelo Abinader.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2kfCOBV

10- 1981 – o ano rubro-negro

Cada torcedor, independente do time, guarda na memória e no coração um ano que fica marcado para a história. Seja por um título importante ou por um esquadrão, esse torcedor sonha acordado ao lembrar do que presenciou. Para a maior torcida do Brasil, esse ano é o de 1981. A cada movimento de translação da Terra, o Flamengo ia conquistando o planeta. Seja com resultados ou com o encantamento que o plantel fazia aos seus espectadores.

Sabendo disso, Eduardo Monsanto, pesquisou a fundo os 365 mais gloriosos do Fla. Desde a guerra que foi a Taça Libertadores, à consagração em terras japonesas ao golear o Liverpool, até então o grande campeão da Europa. Em 1981 – O ano rubro-negro você saberá de histórias marcantes, engraçadas, curiosas e dramáticas que envolveram Zico, Júnior, Adílio, Nunes e cia. Quem viveu aquele ano se lembrará do quão emocionante ele foi. Para quem não era nascido ou era muito pequeno, conhecerá uma das páginas mais bonitas e gloriosas da história do futebol brasileiro.

Compre o livro impresso: https://amzn.to/2kfqtO9

Compre o ebook: https://amzn.to/2lMOCfy

Folheie o livro clicando em “Leia agora”.

[ BÔNUS ]

Álbum Flamengo Histórico – Sempre eu hei de ser (capa Dura) Com 12 envelopes

O clube com a maior torcida do Mundo comemora mais uma conquista com o lançamento desta coleção, contando seus mais de 100 anos de história em páginas eletrizantes! Grandes atletas, escalações que marcaram época, jogos inesquecíveis, camisas históricas e ídolos que estão nos corações dos torcedores do Mengão! Curta muito os 300 cromos desta coleção, que conta com 30 cromos em tecido e 90 cromos metalizados.

Compre o álbum: https://amzn.to/2lgVukQ

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Não deixe de ler também

Compartilhar: