Compartilhar:

Iniciando mais uma temporada do FlaBasquete, o Rubro-Negro apresentou  seu elenco em um evento realizado na sua loja oficial na Gávea, na última segunda-feira (13), o renovado elenco e a nova comissão técnica foram apresentados. No ambiente da loja, estavam expostos os troféus mais importantes da história do basquete rubro-negro e as camisas com os números e nomes de todos os jogadores que farão parte do time nessa temporada.

Com a não renovação do contrato de muitos jogadores, o clube buscou peças para se reforçar e tentar, diferentemente das últimas duas temporadas, conquistar o título do NBB. Ocorreram muitas chegadas para a comissão técnica e para o elenco. Portanto, o Flamengo passa por uma natural renovação.

Entre as saídas, a aposentadoria de Marcelinho é a mais marcante. Foram mais de 500 jogos, 10 anos de Flamengo, muitos títulos, entre eles: seis campeonatos nacionais, uma Liga das Américas, um Mundial Interclubes e 10 Campeonatos Cariocas.

Além do Eterno Capitão do Orgulho da Nação, os seguintes atletas não permaneceram no plantel: MJ Rhett, David Cubillán, Wesley Mogi, JP Batista, Pilar, Arthur Pecos e Ronald Ramon. O Flamengo fez sete contratações, manteve Marquinhos, MVP da última temporada do NBB, Olivinha, Anderson Varejão e João Vitor. Apostando na mescla de experiência com juventude no elenco, o FlaBasquete subiu os seguintes jogadores da base ao profissional: Mateusinho, João Matheus, Aieser Batista e Ruan Miranda.

Outra grande e importante mudança se deu na comissão técnica do Mais Querido. José Neto deixou o Flamengo com um retrospecto marcante nos seis anos que esteve no clube carioca., apesar dos dois últimos anos de insucesso. Foram cinco títulos cariocas (2012, 2013, 2014, 2015 e 2016), quatro títulos brasileiros (2012-13, 2013-14, 2014-15 e 2015-16), uma Liga das Américas (2014) e um Mundial Intercontinental (2014). O treinador sai do clube junto com o preparador físico Diego Falcão, e o assistente técnico Rodrigo Carlos, rumo ao Basquete Japonês, dando lugar ao atual campeão do Novo Basquete Brasil, Gustavo Conti.

Comissão Técnica – Divulgação/Flamengo

Liderando a nova comissão técnica, está o ex-treinador do Paulistano, Gustavo Conti. O comandante de 38 anos chega ao Flamengo após trabalhar 8 anos na equipe paulista. Nesse período esteve sempre nos playoffs, chegou ao vice-campeonato em duas temporadas (2013-14 e 2016-17), e conquistou o título em sua última participação na competição. Além disso, fez parte do elenco profissional da seleção brasileira como assistente técnico entre 2012 e 2016.

Além do treinador, a comissão técnica rubro-negra contratou novo preparador físico, Bruno Nicolaci e agora conta com um General Manager, Diego Jeleilate. Apesar da chegada dos novos participantes da equipe gestora do FlaBasquete, as mudanças aconteceram em mais quantidade na relação entre os atletas que disputarão a nova temporada, e os que representaram o Flamengo em 2017-18. Foram sete reforços no plantel da categoria.

Chegadas:

DAVI ROSSETTO

Divulgação/Flamengo

O armador chega ao clube carioca depois de 6 temporadas atuando pelo Baquete Cearense, time que defendia desde que tinha 19 anos de idade. Antes, havia jogado no Pinheiros. Na última edição do NBB, Davi teve médias de 9.8 pontos, 3.8 rebotes, 4.1 assistências e 9.2 de eficiência, números que o levaram a ser indicado ao prêmio de melhor armador do campeonato na temporada 2017-18, mas não foi suficiente para chegar entre os três finalistas.

JHONATAN LUZ

Divulgação/Flamengo

Jhonatan era capitão e um dos pilares da equipe do Paulistano – campeão da última edição do NBB – e chega ao Flamengo depois de obter números expressivos na última temporada. O ala teve 45% de aproveitamento nos arremessos de três pontos, que o credenciaram como melhor do campeonato nessa estatística. Além disso, ele possui passagens na seleção desde 2005. No Mais Querido, ele terá a chance de ser treinado novamente pelo técnico Gustavo De Conti, com quem foi campeão na temporada passada.

DERYK RAMOS

Divulgação/Flamengo

O ala-armador de 23 anos, que teve muito destaque no último NBB, ganhando inclusive o prêmio de Melhor Sexto Homem, tendo como concorrente na final o ídolo rubro-negro Marcelinho. Também vindo da equipe do Paulistano, Deryk se junta a seu ex-técnico no elenco do Orgulho da Nação. Anteriormente, teve passagens por Limeira e Brasília, até chegar ao clube paulista na temporada passada. Em toda sua carreira, o atleta teve status de grande promessa, conquistou o prêmio de Destaque Jovem no NBB 2014/15, e um ano depois, foi campeão da Liga Sul-Americana e eleito MVP das finais do torneio, atuando pela equipe do Brasília.

FRANCO BALBI

Divulgação/Flamengo

O argentino que atuava na liga de seu país, foi contratado pelo Flamengo pelo destaque que teve jogando pelo Ferrocarril Oeste na última temporada. Com contrato de apenas um ano, o estrangeiro tem a missão de repetir os números de sua última temporada em uma liga competitiva como a brasileira. Na Liga Argentina, também muito qualificada, o armador teve média de 12,3 pontos, 3,7 rebotes e 5,4 assistências, nos dois primeiros atributos, supera Elinho, ganhador do prêmio de Melhor Armador da última edição da NBB.

 

RAFAEL MINEIRO

Divulgação/Flamengo

O pivô volta ao Flamengo após passagem pela equipe do Franca na temporada 2017-18. Enquanto jogava pelo Flamengo, o jogador teve passagens pela seleção brasileira, inclusive conquistando a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. O atleta chega ao Mais Querido após os seguintes números no NBB pelo Franca: média de 7,3 pontos; 5,5 rebotes; e 10,4 de eficiência.

 

 

KEVIN CRESCENZI

Vitor Lira/ Bauru Basket

Outra importante contratação para o elenco rubro-negro é o ala-armador americano Kevin Crescenzi, que estava atuando pela equipe da Liga Sorocabana. O jogador de 25 anos assinou um contrato de um ano. Kevin atuou por 4 anos na NCAA, primeira divisão do basquete universitário dos Estados Unidos, pela Universidade de Dartmouth, antes de vir jogar no Brasil pela equipe sorocabana.

 

 

DAVID NESBITT

Divulgação/Flamengo

Mais um jogador chegando do recém-campeão do NBB, deixa clara a intenção do Flamengo em conquistar novamente o título, depois de deixar escapar nos últimos dois anos. O ala-pivô David Nesbitt, nascido nas Bahamas, fez sua temporada de estreia no Novo Basquete Brasil na edição 2017-18, e obteve números expressivos. Foram 7,1 pontos e 6,2 rebotes por jogo, com 12 de eficiência, que o credenciaram para jogar no Flamengo.

 

 

 

O Flamengo conta com esse plantel para brigar pelo título de todas as competições que participará, como o NBB e a Liga Sul-Americana. O primeiro desafio do rubro-negro na temporada foi o rival carioca, o Botafogo, pelo Campeonato Carioca, triunfando por 67 a 57, em General Severiano. A próxima partida é diante da equipe de Niterói nesta terça (21), às 20h, na Gávea.

 

Por: Gabriel Spanner

Compartilhar: