Na busca pelo tetra, o Flamengo enfrenta o Grêmio nesta quarta-feira pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Com um retrospecto equilibrado e muita história, as equipes já se enfrentaram em onze jogos mata-mata, com cinco triunfos do Mais Querido, três deles nos últimos três confrontos.

Após o empate em Porto Alegre por 1 a 1, com gol de Lincoln nos últimos segundos da partida, qualquer vitória rubro-negra será suficiente para garantir a classificação da equipe de Mauricio Barbieri para a próxima fase da competição.

O Mundo Rubro Negro listou os cinco êxitos do Flamengo em confrontos eliminatórios contra o Grêmio. Confira abaixo.

Final do Campeonato Brasileiro de 1982

O primeiro grande confronto eliminatório entre as equipes aconteceu justamente em uma final. Na decisão do Campeonato Brasileiro de 1982, o histórico time do Flamengo, comandado por Zico, superou a equipe gaúcha e levantou sua segunda taça na competição. Após dois empates nos estádios Olímpico (0 a 0) e Maracanã (1 a 1), o Rubro-Negro venceu o Tricolor Gaúcho no terceiro jogo, fora de casa (1 a 0), com gol de Nunes (confira abaixo).

Oitavas de final da Supercopa Sul-Americana de 1992

Em 1992, Flamengo e Grêmio se reencontraram nas oitavas de final da extinta Supercopa Sul-Americana, torneio que reunia todos os campeões da Libertadores. Na ocasião, o Mais Querido empatou com a equipe Gaúcha no Rio Grande do Sul (1 a 1), com gols de Junior Baiano (contra) e Paulo Nunes, e venceu no Maracanã (1 a 0), com gol solitário de Rogério.

Oitavas de final da Copa do Brasil de 1999

Após um pesado histórico de tropeços contra a equipe gaúcha na Copa do Brasil, em 1989, 1993, 1995 e 1997 – este último, na final do torneio -, o Flamengo só foi eliminar o Grêmio pela primeira vez na competição em 1999 (confira o vídeo abaixo). Na época, o craque Romário despachou o Tricolor Gaúcho do então jovem Ronaldinho, balançando as redes nos dois jogos (1×2 e 2×2).

Semifinal da Mercosul de 2001

Na campanha que culminou no vice-campeonato da Mercosul, o Flamengo eliminou o Grêmio na semifinal. Após dois empates (2×2 e 0x0), o Rubro-Negro superou o adversário na disputa por pênaltis (4×3), no Olímpico. O experiente zagueiro Juan esteve presente no confronto e fez um dos gols na primeira partida (confira abaixo).

Quartas de final da Copa do Brasil de 2004

Embora os rubro-negros tenham péssimas lembranças dessa edição do torneio, a última vez que as equipes se encontraram em uma decisão eliminatória foi nas quartas de final da Copa do Brasil de 2004. O Rubro-Negro superou o Grêmio, em Porto Alegre, com gol solitário de Zinho (veja abaixo) e empatou em 0 a 0 no Maracanã.


Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Gilvan de Souza / Flamengo

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

Inscreva-se no canal no Youtube e acompanhe os programas MRN Live, o MRN Entrevista e muito mais! > bit.ly/canaltvmrn

LEIA TAMBÉM

> Torcedores se mobilizam contra torcida única no jogo com o Atlético-PR
> Flamengo 1 x 0 Cruzeiro: desempenho que traz mais dúvidas do que respostas
> Torcida do Flamengo não terá um setor específico na partida contra o Atlético-PR
> Diogo Almeida Comenta: Flamengo 1 x 0 Cruzeiro
> Por que todo mundo está comprando o IVI Token neste momento?
> A Nação não é uma torcida qualquer
> Flamengo divulga parcial de vendas para a partida contra o Grêmio
> Agenda rubro-negra: jogo de volta na Copa do Brasil e partida contra o Atlético-PR
> Ouça Flamengo 1 x 0 Cruzeiro na Fla TV
> Flamengo 0 x 2 Cruzeiro: Planejamento posto à prova
> Podcast Conexão MRN – A bipolaridade do time do Flamengo
> Criptomoeda e Esporte
> Zico apresenta sua coleção de camisas
> Árbitro paraense apita Flamengo x Cruzeiro
> Flamengo divulga parcial de vendas para a partida contra o Cruzeiro
> Flamengo Imperadores enfrentará América Locomotiva pela segunda rodada da BFA
> Flamengo 0x2 Cruzeiro – A importância de cada bola