Compartilhar:
WhatsAppFacebookTwitterTelegram

Para começarmos, é importante já salientar alguns grandes feitos do Flamengo no Brasileiro 2018:

– É a maior campanha do Flamengo nas 20 primeiras rodadas na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos;

– É a primeira vez que o Flamengo atinge 40 pontos nas 20 primeiras rodadas. Antes, o Flamengo havia atingido mais de 30 pontos nas 20 primeiras rodadas em apenas três oportunidades: fez 32 pontos em 2008, 36 em 2011 e atingiu 34 em 2016.

O Flamengo segue dentro do planejamento para ser campeão brasileiro 2018?

Para quem não viu antes, oPlanejamento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2018 contém a estratégia completa, e justificada, do que o Flamengo precisa fazer para ser o Campeão Brasileiro de 2018.

Rodadas 11 a 15: o Flamengo terminou o intervalo das Rodadas 16 à 20 exatamente dentro da meta traçada no Planejamento feito aqui neste blog antes do campeonato começar. O Flamengo havia terminado a 5ª, a 10ª e a 15ª rodada como Líder do Campeonato, terminou a 20ª rodada em 3º lugar, mas dois pontos atrás do líder (São Paulo) e um ponto atrás do vice-líder (Internacional).

A meta agora é terminar a 25ª rodada com 50 pontos. Melhor ainda seria conseguir 52 pontos, dadas as brilhantes campanhas que também fazem São Paulo, Internacional e Grêmio, e dado o fato de ser a sequência teoricamente mais fácil até o fim do torneio. Se o Flamengo repetir o sprint conseguido no Brasileirão de 2016 entre 21ª e a 30ª rodada, será o campeão!

planejamento campeao

Os atípicos sprints de São Paulo, Internacional e Grêmio

É extremamente incomum no Campeonato Brasileiro que três clubes consigam ao mesmo tempo uma sequência de resultados tão positiva quanto estes três clubes obtiveram. Mais um sinal do quanto o sucesso do Flamengo incomoda, e faz os outros buscarem energias suplementares quando a missão é derrubar ao Flamengo.

São Paulo: uma sequência impressionante a partir da 11ª rodada, venceu ao Atlético Paranaense em Curitiba, ao Vitória em casa, ao Flamengo no Rio de Janeiro, o clássico contra o Corinthians na capital paulista (quatro vitórias consecutivas), e então perdeu para o Grêmio em Porto Alegre; venceu ao Cruzeiro em Belo Horizonte, ao Vasco em casa, ao Sport Recife em Pernambuco, e à Chape em casa (mais quatro vitórias consecutivas). Então tropeçou, empatando contra o lanterna Paraná em Curitiba. Fez 25 pontos em 10 rodadas (o “Sprint do Cheirinho” em 2016 foi de 26 pontos em 10 rodadas)

Internacional: teve uma boa sequência entre a 11ª e a 15ª rodada, fazendo 10 pontos. Da 16ª à 20ª rodada não perdeu nenhum ponto! 15 pontos conquistados em 15 possíveis, vencendo Botafogo em casa, Atlético Mineiro em Belo Horizonte, Fluminense no Rio de Janeiro, Paraná em casa e Bahia em Salvador.

Grêmio: assim como o rival Inter, também teve uma boa sequência de 10 pontos entre as rodadas 11 e 15. E assim como o rival, também engatou uma excelente sequência da 16ª à 20ª rodada: empatou com a Chapecoense em Chapecó, encaixou três vitórias seguidas – Flamengo e Vitória em casa, e Corinthians em São Paulo – e empatou em casa com o Cruzeiro, fazendo 11 pontos em 15 possíveis, e assim como o Flamengo, mantendo grande regularidade.

Comparação do Desempenho Acumulado até a 15ª rodada frente a outras edições por pontos corridos

O Flamengo teve até a 20ª rodada o seu melhor desempenho para 20 primeiras rodadas na história desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser por pontos corridos.

planejamento campeao brasileiro

Rodadas 21 à 30 em 2016: o sprint do Time de Diego, Guerrero e Arão!

É a hora da afirmação! As próximas 10 rodadas definirão o campeão brasileiro de 2018! Quem sustentar um bom desempenho agora, será o campeão! Se o Flamengo repetir o sprint obtido em 2016, quando fez 26 pontos entre as 10 rodadas, da 21ª à 30ª, será o campeão. Foi o exatamente o sprint que empolgou a torcida e incomodou o Arco-Íris do Brasil Inteiro, fazendo nascer a simbologia do “Cheirinho”, sobre a qual o arco-íris demonstra incômodo até hoje.

planejamento campeao brasileiro 2


Marcel Pereira é economista e escritor rubro-negro, autor do livro “A Nação – Como e por que o Flamengo se tornou a maior torcida do Brasil” (Editora Maquinária). Este post é publicado originalmente no blog A Nação
 

Imagem destacada no post e redes sociais: Arte sobre gráfico do autor.

Apoie o MRN e ajude o nosso projeto a melhorar cada vez mais. Com R$ 10,00 por mês você participa dos nossos grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. Seja assinante no Picpay: picpay.me/MRN_CRF ou apoiador no Apoia.se: apoia.se/mrn. Pensa em alguma outra forma de parceria? Entre em contato pelo 21 99419-6540.

Inscreva-se no canal no Youtube e acompanhe os programas MRN Live, o MRN Entrevista e muito mais! > bit.ly/canaltvmrn
 

MAIS DO AUTOR NO BLOG CULTURA RUBRO-NEGRA

> Planejamento para o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2018
> Flamenguista, contra quem você quer competir?
> Análise do estudo sobre presença de público no futebol
> Caminhos para o basquete fora do estado de São Paulo
> Flamengo: em 3 trimestres de 2017, arrecadação do Sócio-Torcedor já supera todos os anos anteriores
> Flamengo está financeiramente sanado

LEIA TAMBÉM

> Pela terceira vez, árbitro uruguaio é escalado para jogo do Flamengo na Libertadores 2018
> Não se acha o que se tinha
> 21° Copa da Amizade Brasil-Japão nesta semana
> Diego critica o gramado do Maracanã: “É um dos piores da Série A”
> Flamengo emite nota contra comentário irresponsável de jornalista
> Flamengo Imperadores e Vasco da Gama Patriotas se enfrentam pela BFA 2018
> E que venha o 2º turno…
> Com força máxima, Flamengo enfrenta o Vitória no Maracanã
> 7 fatos que explicam porque Cuéllar é querido pela torcida do Flamengo
> Dinheiro, boleto bancário e o IVI Token
> Torcida do Flamengo mantém liderança na média de público no Brasileirão
> Ainda não conhece o novo time do FlaBasquete? Então conheça as mudanças para a nova temporada
> Cuéllar nega interesse em deixar o Flamengo
> Como os craques brilham
> Flamengo 1 x 0 Grêmio: entendimento e adaptação sem abandono de convicções
> Com classificação contra o Grêmio, Flamengo garante prêmio milionário e se aproxima da taça de R$ 50Mi
> Presidente do Flamengo oficializa candidatura a deputado federal

Compartilhar:
WhatsAppFacebookTwitterTelegram