Visando o clássico contra o Botafogo no próximo domingo (12), no estádio Nilton Santos, o Flamengo realizou na manhã desta sexta-feira (10) a última atividade aberta à imprensa antes do confronto válido pela 4ª rodada da Taça Guanabara. Zé Ricardo comandou um treino tático no campo 4 do CT George Helal, mas antes, os atletas trabalharam construção de jogadas e finalizações.

Após a atividade, o treinador concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa Victorino Chermont, onde entre outros assuntos, comentou sobre a preparação da equipe para o duelo do próximo domingo. “Tivemos um trabalho tático, observamos algumas situações, mas foi um trabalho bem curto, pois ainda estávamos em trabalho regenerativo. Amanhã pela manhã finalizaremos a preparação para o jogo”, declarou.

Envolvido com a pré-libertadores, o Botafogo deve mandar a campo uma equipe alternativa, pois na próxima quarta-feira (15), no estádio Nilton Santos, já tem um dificílimo confronto contra o Olimpia (PAR), que eliminou na fase anterior o Independiente Del Valle, atual vice-campeão da competição. O técnico rubro-negro avaliou a situação do rival, e não acredita em facilidade.

– Foi uma classificação supermerecida, jogaram de forma bastante consistente e isso credencia o próximo jogo como uma grande partida. Independentemente dos atletas que vierem no Botafogo, sabemos que será uma partida complicada. Jogarão dentro de casa, a favor da torcida, motivada com a classificação para a segunda fase da Libertadores. Não tenho dúvida nenhuma que virá um time forte. Eles criaram uma identidade, uma forma de jogar – frisou o treinador.

Ainda sobre o clássico, Zé Ricardo preferiu não entrar em polêmicas envolvendo a relação entre as diretorias dos clubes, mas diz torcer por um futebol carioca cada vez mais forte. Segundo o treinador, com os rivais fortificados, quem ganha é o futebol do estado.


-Falar de desentendimento de diretoria é difícil. São questões que estão acima de mim. O fato é que a rivalidade e diferenças clubísticas a parte, eu torço para que o futebol carioca fique cada vez mais forte. O Botafogo, o Vasco e Fluminense fortes farão sempre que busquemos cada vez mais evoluir.

Zé Ricardo falou novamente sobre o atacante Orlando Berrío. Depois de elogiá-lo após a partida contra o Grêmio, quando o colombiano estreou fazendo o segundo gol da vitória por 2 a 0 pela Copa da Primeira Liga, o treinador comentou sobre o posicionamento e a condição de jogo do atleta.

– Berrío pode jogar na ponta, mais à frente, há algumas opções. Ele ainda não se encontra nas melhores condições. Jogou apenas 30 minutos jogo passado, e mesmo assim sentiu desgaste muito grande. Vamos avaliar melhor a condição dele e havendo a possibilidade, vai ser aproveitado durante o jogo.  Temos que pensar em poupá-lo, por causa da questão física, mas é um jogador que no decorrer da partida pode nos dar um retorno muito grande.

No último dia para inscrever jogadores para o Campeonato Carioca, o Flamengo relacionou na lista final os meias Ederson e Conca. O primeiro está em processo de transição física entre academia e campo, já Conca tem remotas chances de atuar. Zé Ricardo também se pronunciou sobre a situação dos jogadores.

– O Conca sempre teve uma postura boa dentro do campo. Fora de campo também é super dedicado, trabalha todo dia. Então havendo uma pequena chance, decidimos colocá-lo na lista final. Há uma pequena possibilidade, o Ederson está mais adiantado do que ele. Se puder ser aproveitado, será uma peça importante,- finalizou Zé.

Foto: Gilvan de Souza 

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.