O zagueiro Rodrigo, do Vasco da Gama, parece outro jogador quando enfrenta o Flamengo. A tática tem dado certo nos últimos jogos: irritar Guerrero.

Para quem não lembra, Rodrigo já foi jogador do Flamengo. Contratado junto ao Dínamo de Kiev, chegou à Gávea para reforçar o time que ia disputar a Libertadores de 2008. Logo no início do ano, porém, quebrou o braço e teve que passar por grave cirurgia. Com uma recuperação difícil, sua passagem foi praticamente inútil pelo Mais Querido.

A continuidade de sua carreira profissional foi posta em dúvida. Se ergueu no Goiás,  em 2013, quando fez um bom Campeonato Brasileiro pela equipe do centro-oeste. Em 2014 foi contratado pelo rebaixado Vasco da Gama. Ainda em 2013, quando conseguiu retornar aos holofotes da imprensa, por diversas vezes, em entrevistas em programas de TV, desfilou veneno contra o Flamengo.

Ficou nítido para a torcida que Rodrigo era mais um caso sério de jogador que teve uma passagem ruim pelo clube. Talvez o fracasso no Maior Clube do Brasil tenha causado muitas mágoas e rancor. No rival Vasco, viu o terreno propício para agir, dentro de campo, sem profissionalismo.

Em todos os jogos procura catimbar, “mandar” na arbitragem, e, principalmente, usar artifícios canalhas para provocar nossos jogadores. Violência dissimulada é outro padrão manjado do defensor cruz-maltino, poucas vezes punido com rigor.

Guerrero tem sido um alvo constante de Rodrigo. Na última quarta-feira (30), o atacante foi vítima de ataques físicos completamente esdrúxulos, como beliscões, pisadas, empurrões etc. Em determinada momento do jogo, Guerrero deu um soco no adversário e tomou cartão amarelo. O plano de Rodrigo quase deu certo.


Denunciados pelo STJD após os flagras da TV, o atacante, que deu uma aula de profissionalismo e garra, jogando 180 minutos em menos de 48, além de viajar de Montevidéu para Brasília só para enfrentar o Vasco da Gama, pode pegar um gancho nos próximos jogos. Será que os homens que batem o martelo vão punir o peruano?

No vídeo abaixo, postado no YouTube pelo usuário Reinaldo Chaves, temos uma seleção de lances de Rodrigo sobre Guerrero.