Uma das maiores promessas do Flamengo nos últimos anos vai enfim poder assinar o seu primeiro contrato profissional. O atacante Lincoln, agora no sub-20, completa 16 anos nesta sexta, idade mínima permitida pela legislação para assinar um contrato como atleta profissional. A expectativa é que o Flamengo fixe uma multa de muitos milhões de euros para o atacante, cujo currículo impressiona, principalmente pela falta de intimidade com a derrota.

Após uma temporada praticamente perfeita pelo sub-17 – na qual o Flamengo não perdeu nenhum jogo, foi campeão carioca com um placar agregado de 10×1 contra o Vasco na final e Lincoln se sagrou artilheiro da competição com 21 gols-, Lincoln acaba de ser promovido para o sub-20 e, apesar da pouca idade, já chegou como titular e artilheiro. Na Copa RS, o atacante já marcou dois gols, inclusive um na partida de ontem, contra a Ponte Preta, que garantiu a classificação do Flamengo para a semifinal, e distribuiu algumas assistências. Isso o coloca nesse momento à frente de Vinícius Júnior, seu parceiro de ataque há muitos anos na promissora “geração 2000” do Flamengo, que também foi promovido para o sub-20 mas tem sido reserva na equipe do técnico Gilmar Popoca. Vinícius, que fez 16 anos em julho, assinou seu primeiro contrato profissional em agosto com uma multa estimada de 30 milhões de euros.

lincoln-vinicius

Os dois atacantes começaram a jogar juntos em 2011, quando Lincoln chegou ao Flamengo aos dez anos vindo de Serra (ES). A partir daí, ao lado de outros talentos da base como Wesley, Patrick, Athirson e Marx Lenin, a dupla iniciou uma trajetória impressionante. Entre 2011 e 2015, foram mais de 80 partidas de invencibilidade e nove de dez torneios disputados conquistados sem sofrer derrota. Inclusive a Copa Votorantim, considerada uma espécie de Brasileiro sub-15. A competição é disputada desde 1998 e o Flamengo jamais a havia conquistado. No ano passado, Lincoln foi artilheiro do Carioca sub-15, com 28 gols.

lincoln-selecao

O bom desempenho acabou levando Lincoln e outros colegas de sub-15 à seleção brasileira da categoria. Junto com Vinícius Júnior, Wesley e Patrick, foi campeão do torneio de Montaigu, do Quadrangular da Venezuela e do Sul-Americano sub-15.

Mesmo podendo disputar mais uma temporada na categoria, o sub-15 já era pouco para Lincoln, que no início do ano foi promovido ao sub-17. A rotina ao longo do ano se repetiu: invencibilidade, artilharia e convocação para a seleção da categoria. Foi o momento de subir mais um degrau, agora para o sub-20.


O início não poderia ser melhor. Após um começo ruim do Flamengo na Copa RS, com uma derrota para o Criciúma e um empate com o Cruzeiro, Lincoln apareceu na hora que o Flamengo mais precisava. Fez um dos gols da virada contra o Toluca, deu uma belíssima assistência para o gol de Lucas Silva contra o Santos e abriu o placar contra a Ponte Preta. Também deu o passe para o gol do parceiro Vinícius Júnior, que entrou no segundo tempo.

Se repetir as atuações na Copinha, no início do ano que vem, não é absurdo pensar que Lincoln poderá em breve pular mais um degrau na sua carreira e chegar ao time profissional antes mesmo de completar 17 anos. Até porque ele é um velho conhecido do técnico Zé Ricardo, que foi seu treinador no sub-15 em 2014 antes de ser promovido ao sub-20.

– O sonho de qualquer um de nós é chegar ao profissional do Flamengo. É uma pressão boa, tenho que assumir essa responsabilidade. Trabalhei com o Zé Ricardo e espero estar com ele de novo um dia, mas só jogando vou conquistar meu espaço – disse Lincoln ao Globoesporte.com em novembro.

lincoln-perfil

Tanto destaque, é claro, já começa a atrair olhares estrangeiros para o jogador. Lincoln, ao lado de Vinícius, é um dos únicos jogadores do Flamengo a ter uma ficha no site europeu de monitoramento de jovens promessas Talents Hunter. Com “ritmo, agilidade, aceleração, dinamismo, técnica, chute, drible, passe, cruzamentos” listados como principais habilidades, Lincoln é comparado a Robinho pelo site.

 
 
O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.