Após passar pelo Atlético-GO nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2017, o Flamengo irá enfrentar o Santos, adversário definido pelo sorteio da CBF  que ocorreu na manhã desta segunda-feira (5). O sorteio também definiu o mando de campo, o Rubro-Negro joga primeiro em seus domínios, podendo ocorrer no dia 28 de junho ou 5 de julho, sendo o jogo da decisão em território santista, sendo provavelmente no dia 26 de julho ou 9 de agosto, as datas dependem do sorteio da Libertadores da América que será realizado no dia 14 de junho.

Momento Atual

A equipe paulista vive momento extremamente conturbado em seus bastidores, com a demissão do seu treinador, Dorival Jr., após quase dois anos no cargo, levando a equipe a classificação da Libertadores no último ano. Neste ano o time santista foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista para a Ponte Preta, mas se classificou para as oitavas de final da Libertadores da América, passando em primeiro no seu grupo de forma invicta, com três vitórias e três empates.

Após quatro rodadas de Campeonato Brasileiro, o Santos soma apenas 3 pontos, se encontrando na décima sexta colocação, tendo perdido seu último jogo para o rival Corinthians. Pela Copa do Brasil, o clube jogou apenas a fase de oitavas de final, passando de forma tranquila pelo Paysandu, ganhando o jogo de ida em casa por 2×0, e na volta por 3×1 no Pará. Na última edição a equipe também chegou as quartas de final, sendo eliminado pelo Internacional naquela ocasião.

Confrontos Históricos


Os times já se enfrentaram algumas vezes em duelos decisivos, o Santos tem um histórico favorável, tendo eliminado o Flamengo em quatro ocasiões de seis encontros.
O primeiro deles foi na final da Taça Brasil de 1964, o time de Pele e companhia não deram chances ao Rubro-Negro, ganhando por 4×1 no Pacaembu e empatando sem gols na volta, saindo consagrado como campeão.

Quase 20 anos depois as equipes voltaram a se encontrar em mata-mata, em 1982, naquela ocasião o Mengão saiu vencedor, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, abrindo vantagem ganhando o jogo em casa por 2×1, Zico e companhia só precisaram empatar na volta para avançar na competição, nesse mesmo torneio o Mais Querido foi bicampeão brasileiro.

Um ano depois do bicampeonato do Flamengo, o confronto com o Santos voltou a acontecer, dessa vez pela final do Brasileirão. No jogo de ida, o time santista saiu vitorioso por 2×1, mas no jogo de volta o Rubro-Negro comandado por Carlos Alberto Torres, não deu a menor chance para os paulistas, vencendo por 3×0 no Maracanã, e conquistando o seu terceiro Campeonato Brasileiro.

Pouco menos de 15 anos depois, outro encontro numa final, dessa vez pelo Torneio Rio-São Paulo de 1997, diferente da última decisão, o Santos saiu vitorioso, após vencer o primeiro jogo no Morumbi, a equipe praiana só precisou empatar no jogo de volta pra se tornar o campeão.

Pela Copa do Brasil, Flamengo e Santos se enfrentaram apenas uma vez, com a equipe santista levando a melhor, ganhando por 4×0 no Maracanã, e 4×2 em território paulista pelas quartas de final da Copa do Brasil de 2000. O último encontro foi pela fase classificatória da Sul-Americana de 2004, com o Santos passando de fase. Após 13 anos os times voltam a se encontraram, e o Flamengo busca a melhor seu retrospecto com a classificação.

 

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.