Ainda que quisesse, o Flamengo não tem, pelo regulamento do Campeonato Carioca, o direito de exigir que o clássico de sábado aconteça no Engenhão com torcida única, apesar de ter o mando de campo por ter feito a melhor campanha na fase de grupos. Uma série de artigos do regulamento determinam que clássicos devem ser jogados com divisão igual de torcidas e que a Ferj tem o poder para definir o local do jogo em caso de motivos de força maior – como é a liminar impondo torcida única em clássicos concedida pela Justiça a pedido do Ministério Público na semana passada.

Após o veto de Juiz de Fora, a Ferj convocou Flamengo, Vasco e TV Globo para uma reunião às 15h para tentar chegar a um local e uma data para o jogo. Veja o que diz o regulamento:

REGULAMENTO DO CAMPEONATO CARIOCA 2017

Art. 44 – As partidas deverão ser disputadas nos estádios indicados pelos clubes mandantes, salvo:

(…)

II – As partidas dos clássicos, do turno semifinal e do turno final do campeonato deverão ser realizadas no Maracanã.


Art. 45 – Terá mando de campo de uma partida, exclusivamente para efeito do cumprimento das obrigações da legislação e do RGC, a associação colocada à esquerda da tabela.

Art. 62 – O estádio Mário Filho (Maracanã) será considerado como campo neutro, assim como o Estádio Nilton Santos (Engenhão), caso não haja possibilidade de
utilização do Maracanã.

Art. 48 – A FERJ poderá antecipar ou adiar qualquer jogo constante da tabela, bem como alterar local e horários, a seu critério ou para compatibilizar ou adequar à programação relativa ao contrato da televisão, desde que solicitado, expressamente, pela empresa detentora dos direitos televisivos ou, ainda, em casos fortuitos ou de força maior.

REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES DA FERJ 2017

Art. 90 – A distribuição de ingressos entre os partícipes de cada partida, salvo disposição no REC, será da seguinte forma:

(…)

III – nos clássicos, a distribuição de ingressos será na proporção de 50% para cada clube;

Art. 27 – O local designado para uma partida poderá ser alterado pelo Departamento de Competições da FERJ, quando o interesse por ela exigir uma praça desportiva com instalações mais amplas, seguras e adequadas ao número estimado de expectadores, ou nos casos da falta de laudos técnicos exigidos por Lei ou nos demais casos previstos neste regulamento.

 
 
O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.