Na manhã deste domingo (27), o FlaBasquete fez seu último jogo em casa antes do início da disputa dos playoffs. Com o apoio dos torcedores presentes no Tijuca Tênis Clube, os comandados de José Neto conseguiram bater o Minas por 76 a 65 e sair com mais uma vitória na competição. O Flamengo já tem a primeira posição assegurada e agora enfrenta o Macaé para fechar a primeira parte do NBB. Após a partida, o Mundo Rubro Negro falou com o armador Rafa Luz.

A defesa foi o ponto forte do time no confronto e fez a diferença para o resultado final. Rafa comentou sobre isso e ressaltou a importância do que vem pela frente. “A gente tentou imprimir o mesmo jogo de Mogi, mas hoje não deu muito certo. Nosso ataque não funcionou tão bem, fizemos 76 pontos. Mas a defesa sim, eles fizeram só 65 pontos e foi importante pra gente também“, comentou. “Acho que a gente tem que ter a cabeça no lugar e saber que depois de dois jogos, contando com o de hoje, chegam os playoffs. Temos que ter a cabeça nisso, jogar duro, firme, porque o campeonato não acaba na terça-feira (dia do jogo contra o Macaé)“, completou.

Rafa Luz marcou 6 pontos e fez 3 assistências na partida (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Rafa Luz marcou 6 pontos e fez 3 assistências na partida (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Com a primeira colocação na fase classificatória, o Orgulho da Nação poderá definir seus jogos dentro de casa. Sobre isso, Luz destacou a importância da Nação Rubro-Negra em todo o processo: “Com o apoio da torcida a gente cresce muito. Pra isso que conseguimos a primeira colocação, para poder ter mais jogos em casa e poder jogar junto com eles, que é sempre o mais importante pra gente“, disse.

O armador chegou nesta temporada ao Flamengo e influenciou diretamente na mudança de estilo do grupo. Após passar 8 anos na Europa, o jogador de 24 anos ainda passa por um processo de adaptação ao basquete brasileiro, mas a evolução desde que chegou à Gávea é evidente. “Acho que ainda falta um pouquinho, ainda posso melhorar. Tem momentos do jogo onde eu me perco um pouco, espero que no playoff já esteja 100%, mas estou bem. O time está funcionando quando estou em quadra, então é importante“.

A temporada atual foi marcada por altos e baixos, apesar do grande desempenho nesse NBB 8. E Rafa Luz falou sobre o maior aprendizado que o FlaBasquete teve até agora: “Não podemos relaxar nenhum minuto. Acho que essa é a maior lição que tivemos até o momento. Temos que jogar duro os 40 minutos e, se jogar mal, tentar quebrar esse momento difícil.”