Visando aliviar os cofres do clube, o Flamengo tem recorrido, cada vez mais, ao empréstimo de atletas sem espaço no elenco. Estima-se que serão economizados cerca de R$ 12 milhões ao longo de 2017. Além disso, esta modalidade de negociação é vista como uma ferramenta importante para dar rodagem aos jogadores parados. O problema é que, na maior parte das vezes, os jogadores acabam não dando retorno técnico e nem financeiro ao clube, já que são emprestados diversas vezes, até o fim dos seus contratos.

Atualmente, o Rubro-negro possui 13 atletas que estão emprestados para as mais diversas equipes, no Brasil e no exterior. Veja quem são os jogadores e como estão:

Luiz Antônio

Foto: Marco Favero/ Agência RBS

Campeão da Copa do Brasil em 2013, o meia é o jogador que vive melhor momento dentre os atletas emprestados. Após uma discreta passagem pelo Sport, Luiz Antônio teve um bom desempenho no retorno do Bahia à série A, no ano passado.

Atualmente, é um dos líderes do elenco da Chapecoense. Titular absoluto, seguro defensivamente e se destacando nos avanços ofensivos, o volante fez cinco gols em 2017 e vive um dos melhores momentos de sua carreira. Apesar da boa fase, o jogador não retornará ao Mais Querido, seu contrato com o Fla se encerra ao fim do empréstimo ao time de Chapecó.

– Foram 12 anos, desde o mirim. É difícil. Fui criado, sempre fui Flamengo, e é um fim por opção minha. Eles me ofereceram mais um ano, mas não foi significante. Pelo que fiz fora, acho que poderia ser um pouquinho mais valorizado, mesmo que tenha mágoa do passado, porque acho que ficou um pouco. Tive história no Flamengo, é difícil, complicado, mas pretendo um dia voltar e terminar a carreira. É minha casa. – afirmou o atleta ao GE.


Empréstimo até: 31/12/2017

Canteros

Canteros em Campo pelo Vélez

Emprestado ao Vélez Sarsfield (Argentina) desde a temporada passada, o meia segue com a mesma inconsistência dos tempos de Flamengo. Atualmente, é titular na equipe.

Dentre os atletas emprestados, Canteros é um dos que estão mais perto de retornar ao Flamengo. O contrato de empréstimo termina no próximo dia 30 de julho e até o momento não se sabe se haverá uma tentativa de prorrogação do vínculo ou compra por parte do clube argentino.

Empréstimo até: 30/06/2017

Paulinho

Paulinho em campo pelo Vitória

Campeão da Copa do Brasil em 2013, Paulinho segue tentando reencontrar seu melhor futebol. Após discreta passagem pelo Santos, o atacante foi emprestado ao Vitória em 2017. No rubro-negro baiano, tem participado ativamente das partidas.

Empréstimo até: 31/12/2017

Léo

Léo durante sua apresentação no Coritiba

Contratado pelo Flamengo em 2014, o lateral-direito nunca conseguiu se firmar no Mais Querido. Desde então, foi emprestado ao Internacional (2015) e posteriormente ao Atlético-PR (2016). No Furacão, teve seu empréstimo renovado até o final desta temporada, mas acabou deixando o clube após manifestar insatisfação com a reserva.

Atualmente o lateral está emprestado ao Coritiba – por lá, segue na reserva e ainda não estreou. O contrato de Léo com o Flamengo vai até o final do próximo ano.

Empréstimo até: 31/12/2017

Jonas

Jonas atualmente está no Coritiba

Também emprestado ao Coritiba, o ‘Schweinsteiger do Nordeste’ teve passagens por Ponte Preta e Dinamo Zagreb (Croácia). Atualmente, é reserva na equipe paranaense.

No início do ano, em sua apresentação ao Coxa, o volante explicou que o excesso de vontade o atrapalhou em sua passagem pelo Fla.

– No Flamengo cheguei com uma vontade além do que era para chegar, acabei fazendo faltas. – disse em entrevista coletiva.

Empréstimo até: 31/12/2017

Douglas Baggio

Baggio durante sua apresentação no Luverdense

Tentando buscar seu espaço, Baggio é mais um atleta promissor revelado na base. Atualmente, está emprestado ao Luverdense – esta é sua segunda passagem pelo equipe de Lucas do Rio Verde. Por lá, o jovem atacante já levantou duas taças.

Empréstimo até: 30/11/2017

Rafael Dumas

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Na temporada passada, Rafael Dumas jogou no FC Goa, da Índia, onde foi comandado por Zico. Em 11 partidas pelo clube indiano, Dumas atuou dez vezes como titular. Em 2017, após rápida passagem pelo Global (Filipinas), ele retornou ao Brasil para jogar no Luverdense. Atualmente, o zagueiro de 22 anos é reserva na equipe.

Empréstimo até: 31/12/2017

Thiago Ennes

Thiago Ennes durante coletiva no União da Madeira

Sem espaço no atual elenco, o lateral-direito foi emprestado por um ano e meio ao União da Madeira. Com  o empréstimo, Thiago Ennes, campeão da copinha em 2016, renovou seu vínculo com o Fla até fevereiro de 2019.

Recentemente, o atleta concedeu entrevista ao Mundo Rubro Negro, falou sobre seus primeiros meses no futebol europeu e externou seu amor pelo Flamengo.

Empréstimo até: 30/06/2018

Nixon

Nixon em sua apresentação

Tentando retomar a carreira após sofrer com muitas lesões, Nixon está atualmente no Red Bull-SP. Na equipe paulista, o atacante marcou apenas um gol e esteve presente em 10 jogos – começando como titular em 6. Seu contrato com o Flamengo vai até o final de 2018.

Empréstimo até: 30/11/2017

Rafinha

Apresentação de Rafinha

Sem conseguir corresponder às expectativas após seu bom início no Flamengo, Rafinha foi emprestado seguidas vezes. Atualmente, está no Thai Honda FC (Tailândia). O atacante de 23 anos é mais um dos atletas que não vão retornar ao Flamengo, seu contrato vence após o fim do empréstimo.

Empréstimo até: 31/12/2017

Hugo Gomes (Jajá)

Apresentação de Jajá no Vila Nova

Após passagens por Avaí e Tombense, o volante foi emprestado ao Vila Nova. Na equipe, que disputa a série B do Campeonato Brasileiro, Jajá esteve presente em três jogos. Atualmente é reserva.

Empréstimo até: 30/11/2017

Luiz Philipe (Muralha)

Muralha em campo pelo Pohang

Muralha é um dos poucos remanescentes da geração campeã da Copinha 2011 que ainda pertencem ao Flamengo. Após passagens por Portuguesa, Bragantino e Luverdense, o volante de 24 anos foi emprestado ao Pohang Steelers (Coréia do Sul). Seu contrato com o Fla se encerra ao fim do empréstimo.

Empréstimo até: 31/12/2017

Matheus Trindade

Trindade passou rapidamente pelo Ceará

Após rápida passagem pelo Ceará, no início deste ano, o volante campeão da Copa São Paulo foi emprestado ao Audax-SP. Trindade ainda não estreou pela equipe paulista.

Empréstimo até: 30/11/2017

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.