Pra que servem as redes sociais de um time de futebol?

Em teoria, seria um ótimo canal para informar os torcedores. Divulgar contratações, informações sobre ingressos, notícias do clube, e tudo mais que pudesse ser útil à torcida.

Até aí, nenhuma novidade. Mas, como em tudo no mundo, sempre queremos saber quem é o melhor.

E, como sempre, vamos atrás da maneira mais fácil de avaliar isso. Sendo assim, o número de seguidores costuma ser a métrica mais usada.

O Futebol Retweet faz um acompanhamento dos times com mais interação, no Twitter, nas duas horas anteriores às partidas. O Twittão. Retweets valem 3 pontos, curtidas valem um ponto e a soma disso tudo é dividida pelo número de seguidores dos times. Ou seja, Flamengo e Corinthians, os mais seguidos, não têm vantagem por serem os mais seguidos. É sempre uma comparação entre os dois times que estão jogando e quem pontuar melhor, leva os 3 pontos.

Esse era o G4 na décima quinta rodada do Twittão:


 

G4

 

Como a relevância do número de seguidores é diminuída com o cálculo, os clubes com menos seguidores podem estar na ponta, como Botafogo e Chapecoense. O que mostra que a torcida desses clubes é bem ativa antes das partidas. Pode tanto ser reflexo do planejamento de suas redes sociais, como momento do time no campeonato ou outros fatores específicos.

O Z4 era esse:

 

Z4

 

Todos times sem tantos seguidores. Mas a maior surpresa não aparece no Z4 por pouco. O Corinthians fechou essa rodada em 16º.

Como disse alguém no Twitter esses dias, qualquer gol do Flamengo chega fácil em 1.000 RTs. Os do Corinthians mal batem os 500 RTs.

Essa é a comparação entre os retweets de Flamengo e Corinthians, no dia 24/07/2016. Um dia depois de um jogo do Corinthians e um dia antes de um jogo do Flamengo:

 

RTs

 

O Flamengo teve mais de 3.500 RTs, enquanto o Corinthians só teve 364. Mesmo com o time paulista tendo mais seguidores (4.485.527 contra 3.710.065 seguidores do Flamengo). E é uma diferença considerável de seguidores.

Das duas uma, ou o Corinthians realmente tem muitos seguidores fakes, como muitos acusam, ou as redes sociais do Flamengo estão conseguindo ter um desempenho muito superior. Quase 10 vezes mais resultado com 700.000 seguidores a menos (nesse dia específico).

Essa é a evolução do número de seguidores, de Flamengo e Corinthians, nos últimos 30 dias:

 

30dSeguidores

 

Pontuação (levando em conta RTs e curtidas) durante o mesmo período:

 

30dPontos

 

O pico do dia 19 é a apresentação do Diego, quando o Flamengo teve mais interações que todos os outros times da Série A somados. O que reflete num grande crescimento de seguidores no mesmo dia. Já o pico do Corinthians, não tem nenhuma explicação, aparente.

Sendo assim, no mesmo período que o Corinthians teve um saldo de 29.000 seguidores, mantendo uma vantagem de mais de 700.000 seguidores, o Flamengo teve um desempenho 150% superior. Número de seguidores não reflete a relevância do perfil junto à torcida.

Nesse mesmo tempo, o Corinthians nem foi o segundo melhor pontuador. Foi o São Paulo:

 

ranking

 

Luiz Filipe Machado (@luizfilipecm) é publicitário e diretor de arte do mundorubronegro.com.