PUXADO
Depois de uma derrota que, em minha opinião, entrou para o Top 3 das mais dolorosas do Século XXI, (junto com os vexames contra Santo André e América-MEX) o Flamengo voltou a campo com Márcio Araújo, Gabriel e companhia. Venceu em “casa” a rodada bônus do campeonato, mas ausência de mudanças não foi muito animadora.

MALDADE
Pessoas maldosas falaram que a lesão do Gabriel dá novo ânimo ao time. Gente mais maldosa ainda diz que agora falta o Márcio Araújo. Mas uma turma absolutamente maldosa acredita que isso nunca vai acontecer porque o volante foge de uma dividida como o Del Nero foge de viagens internacionais. Não compactuamos com pensamentos tão cruéis, claro.

POR OUTRO LADO…
Bom ver o Ederson de volta. Jogou bem, com raça e saiu de campo coberto de sangue e lama. Mostrou que teria sido melhor opção que Matheus Sávio na quarta, mas agora não adianta lamentar – nem perseguir o jovem camisa 42.

A CULPA É DO FERJÃO
Quanto vale o Campeonato Estadual? Para não dizer “nada”, prefiro falar que vale absurdamente menos do que o valor que o clube (e grande parte da torcida) lhe dá. Não quero afirmar que o Flamengo foi eliminado da Libertadores por causa do Carioca, mas veja bem… O clube disputou dezessete jogos pelo campeonato de Rubens Lopes, sendo que nove foram contra os outros ~grandes~ do estado. Deixo algumas perguntas. O time não jogou quarta com jogadores desgastados fisicamente? Thiago – que até hoje não sabemos se é um novo Júlio César ou apenas César – não poderia ter jogado mais vezes e roubado a vaga de Muralha? Matheus Sávio não poderia ter chegado com mais cancha para um jogo tão decisivo? E Léo Duarte? E Ronaldo? E Cuéllar? O Flamengo precisa passar a usar o Ferjão e não ser usado por ele. Fomos campeões há duas semanas. Tem alguém aí comemorando?

MODELO
Para efeito de comparação, vamos analisar o Atlético-PR. Enquanto os onze jogadores do Flamengo que mais atuaram somam 18.924 minutos em 29 jogos em 2017, os onze do CAP que mais entraram em campo nos 30 jogos disputados por eles esse ano (10 pela Libertadores) têm apenas 15.403. Depois de rodar o elenco no Rulalito, o CAP se classificou para a fase final com a 8ª vaga e perdeu a final para o rival de goleada… Mas pergunta se algum torcedor deles quer trocar de lugar com a gente.


MAMÃE
Além de nós, a Globo também deve ter lamentado bastante a eliminação do Flamengo. A audiência do clube na Libertadores variou entre 33 e 38 pontos, fechando com média superior a 35 por partida.

ENRIQUE “BALDASSI” CÁCERES
Passou batido depois da dor/revolta com a derrota de quarta, mas a arbitragem no Nuevo Gasómetro lembrou a de Héctor Baldassi em Flamengo x Defensor (2007). Cáceres conduziu o jogo como quis. Marcou 23 faltas para o San Lorenzo – muitas delas em “piscinazos” perto da área – e apenas 6 para o Flamengo. É bom o clube não esquecer o nome desse árbitro paraguaio.

BASQUETE
Pra não ficar sem falar em dinheiro, venho com uma informação trazida pelo meu amigo @Ninhodanacao. Nas próximas semanas o Flamengo receberá R$ 11M do patrocínio da TIM ao Basquete, valor que chega só agora porque entra via lei estadual de incentivo ao esporte (ICMS). Com esse montante, o clube cobre os R$ 9M de déficit que apareceram nos últimos balanços. O FlaBasquete é, portanto, autossuficiente. O que ocorre é que a maior parte de sua receita, por entrar como patrocínio incentivado, cai apenas no 2o trimestre do exercício seguinte.

 
José Peralta é craque em cornetagem, mas é maneiro pacas. Toda segunda-feira suas peraltadas estão aqui, no Blog CRFlamenguismo.

 


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outra forma de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.