Você, leitor, pode não gostar do Zé Ricardo. Afinal, as pessoas são diferentes e têm gostos diferentes. Nada mais normal. Criticá-lo para os amigos, em redes sociais, no estádio e nos bares, está dentro do conceito de paixão que envolve o futebol e, principalmente, nós, rubro-negros. O Zé Ricardo sabe disso. Divulgar o celular do técnico, mandar áudios e mensagens, trazendo para o pessoal o que era, até o limite da razoabilidade, um dos ônus de ser técnico do maior clube do Mundo, passa de todos os limites.

Não usarei esse espaço para tratar exclusivamente desse assunto. Porque é pequeno, mesquinho, sujo, baixo. Vou tratar das razões que levam os torcedores, hoje, a criticarem o Zé. A ideia é mostrar que, apesar de algumas discordâncias, fica claro que ele continua sendo a melhor opção para o Flamengo no momento. E, acredite, existem muitas razões para isso.

Os números não mentem, são frios e objetivos: Se, até agora, Zé Ricardo ainda não levantou nenhum caneco, podemos dizer que tem um dos melhores desempenhos entre os treinadores que passaram pela Gávea em décadas. Claro que o elenco qualificado auxilia essa marca. Mas já tivemos ataque dos sonhos, já tivemos Denílson e Alex, já tivemos grandes craques, com o desempenho do time abaixo da crítica.

O custo-benefício da atual comissão técnica é incomparável. Não vale a pena nem discutir esse item. Zé Ricardo custa menos que que técnicos renomados e até que técnicos que despontaram nos últimos anos em nosso futebol. O treinador é calmo, estuda bastante os adversários que vai enfrentar e parece ter ótimo conhecimento tático. Trata-se de um técnico da casa. E costumamos ter bons resultados com técnicos formados na Gávea.

O maior problema do Zé Ricardo seria a insistência em alguns nomes. Concordo. Mas vamos pensar com calma: Romulo ocupou o espaço do Márcio Araujo, foi bem no início, apresentou algumas falhas contra times mais capacitados e se machucou. Ainda não sabemos se, na sua volta, não será titular. O Vaz vem de uma temporada boa ano passado e muitos defendiam sua permanência. Nesse início de temporada foi mal e, hoje, Zé Ricardo sinaliza a entrada de Donatti na zaga. É a mudança que a torcida deseja. É importante lembrar que todos falham. O excesso de falhas devem nortear as mudanças e isso tende a acontecer. Já está acontecendo.


Tenho convicção, por mais que muitos não concordem, que não existe hoje um técnico melhor (dentro da realidade do futebol brasileiro) para o Flamengo. Faltam as taças. Elas virão. E com elas a certeza que estamos no caminho certo.

Saudações Rubro-Negras

Felipe Foureaux escreve todas as quintas-feiras. Siga-o no Twitter: @FoureauxFla

 


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outra forma de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.