Contratar um jogador de grande expressão sempre impacta um clube de futebol. Mas o que aconteceu com o Diego Ribas foi diferente.

Já era de se esperar um boom de interações nas redes sociais do clube, mas o Flamengo superou TODOS OS OUTROS 19 clubes da Série A SOMADOS.

O Futebol Retweet é uma ferramenta de monitoramento de redes sociais de clubes de futebol. Hoje, abrindo o gráfico de pontuação do Flamengo, nem dava pra avaliar os concorrentes:

Claro que isso faz parte do “Efeito Diego”. Mas sozinho talvez não tivesse o mesmo resultado.

Quem me acompanha sabe que já elogiei antes as redes sociais do clube, mas era um trabalho bem mais visível. O de agora é mais sutil, mas tão importante quanto.


No fundo, todo mundo já sabia que o Diego vinha pro Flamengo. Já era senso comum. Mesmo assim, o clube soube criar uma expectativa em cima disso deixando a torcida apreensiva pelo momento da divulgação do óbvio.

Logo de manhã, o Flamengo soltou um emoji.

O que já foi o bastante pra fazer a FlaTwitter enlouquecer.

O melhor foi quando o Diego entrou na brincadeira.

Aí a timeline já tinha surtado. Uma troca de emojis de uma contratação já esperada fez aumentar a ansiedade da torcida. Pra melhorar, Adidas e iFood entraram na brincadeira.

A apresentação dele no Twitter rendeu, incríveis, 11 mil retweets!

Só para comparar, a do Donatti deu 3 mil. Quase o quádruplo!

Resultado, torcida lotando o Santos Dumont com direito a cantos de torcida, ola e até sinalizador! Mais animado (e mais cheio) que muito estádio por aí.

A transmissão também foi incrível. Com Periscope, vídeos, fotos… Tudo só fazia aumentar a interação da torcida. Bom pra nós, torcedores, pro clube, pros patrocinadores e, claro, bom pro Diego entender o que é Flamengo.

Tanto que vi uma galera reclamando que era muita festa pra um jogador que não era do nível do R10, por exemplo. Não interessa, Flamengo é assim mesmo. Não tem torcida mais otimista (RUMO A TÓQUIO!) e animada. Com uma ajuda da comunicação para alimentar a torcida, o resto acontece sozinho.

Agora só falta o Diego arrebentar que a minha faixa do Octa já tá até comprada.

emogi