2016 não foi um ano de títulos para o time profissional do Flamengo. Mesmo assim, a sua gigantesca torcida fez valer o mantra de “Vou te apoiar até o final” e, como sempre, encheu os estádios por todo o Brasil. Numericamente, o público total e a média de público pagante deste ano foi menor do que em 2015 (relembre aqui). As informações foram obtidas através dos boletins financeiros da CBF, da FFERJ e do site Oficial da Primeira Liga.

Temporada

Em 2016, foram 33 jogos como mandante, com um total de mais de 660 mil torcedores presentes. Mais de 50 mil gratuidades foram distribuídas, uma baixa em relação à 2015, onde mais de 100 mil gratuidades foram disponibilizadas.

2016

Campeonato Carioca

Jogando em estádios relativamente pequenos, o Flamengo não atingiu grandes públicos no Estadual. O maior, foi contabilizado no Pacaembu, no clássico Fla-Flu, onde mais de 30 mil torcedores estiveram presentes no estádio. Médias de público pagante e presente ultrapassaram a marca de 10 mil torcedores.

carioca

Primeira Liga, Copa do Brasil e Sul Americana

Na 1ª edição da Primeira Liga, foram 3 jogos, nenhum no RJ, e média de público acima de 10 mil torcedores. Brasília, Espírito Santo e Minas Gerais foram “as casas” do Flamengo na competição.

primeiraliga

Na péssima campanha da Copa do Brasil, foram 2 jogos como mandante, ambos no Raulino de Oliveira.


copadobrasil

Na Sul Americana, também dois jogos como mandante, dessa vez em Cariacica. O time misto contra o Palestino, não mostrou entrosamento, e acabamos sendo eliminados precocemente na competição internacional.
sula

Campeonato Brasileiro

6 estádios receberam os 19 jogos do Flamengo como mandante nesse Brasileirão. Raulino de Oliveira, Mané Garrincha, Kleber Andrade, Arena das Dunas, Pacaembu e, nas rodadas finais, o Maracanã. No total, registrou-se mais de 500 mil torcedores nessas 19 partidas. O Maracanã registou o maior público presente, e o Mané Garrincha, o maior público pagante.

brasileiro

Torcida – Setor Visitante

Como sempre, a Nação Rubro-Negra não decepcionou e compareceu em peso aos jogos do Mengão nesse Brasileirão. Em dois jogos, devido à punição imposta pelo STJD, não tivemos ingressos disponibilizados.

O ingresso mais caro foi detectado no duelo contra o Cruzeiro, no Mineirão: R$ 120 a Inteira. Já o mais barato, no valor de R$ 50 a Inteira, foi cobrado nos jogos contra Santa Cruz, Botafogo, Internacional e América-MG.

visitante

 

Adriano Skrzypa
Twitter: @FlamengoNumeros

Deixe seu comentário!


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.