COMUNICADO


Ontem, o atual técnico do Flamengo, Cristóvão Borges, foi ao programa Linha de Passe, do canal de televisão ESPN Brasil, e desabafou contra o tratamento recebido, segundo ele, por uma parte da imprensa. Apesar do discurso vago de Borges, a opinião geral nas redes sociais foi a de que o treinador se referia a um texto do jornalista Renato Maurício Prado, veiculado em seu espaço digital Blog do RMP, em 14/07/2015 (coluna intulada Imperdoável).

No texto, Maurício Prado dialoga com o personagem Bagá, uma espécie de alter ego do colunista, e Bagá, crítico feroz, chama Cristóvão Borges de Mourinho do Pelourinho:

— O que esse presidente está esperando pra botar o Cristóvão no olho da rua? Errou, irmão, admite e conserta. Chama logo o Oswaldo (de Oliveira) que ainda está aí dando sopa. Aliás, na saída do Luxa, se tivessem deixado o Jayme como interino, poderiam ter pegado o Marcelo Oliveira, antes do Palmeiras. Resolveram apostar no Mourinho do Pelourinho, deu nisso.

A sua ida ao programa televisivo supracitado, no entando expôs claramente que se sentiu ofendido com o termo. Pelourinho, é um objeto usado para acorrentar os negros escravos em Portugal e no Brasil, onde eram expostos para venda; comumente açoitados. Hoje em dia, em Salvador, Pelourinho também é um nome de bairro famoso, turístico, mas que guarda viva em sua memória imaterial e museológica a dor de um período trágico na história da humanidade.

O racismo é sentido independente do fato do agressor ter a certeza de que não cometeu racismo. Não cabe a parte infligidora negociar o que afeta a parte inflingida. Se Cristóvão Borges sentiu-se ofendido com os termos, não importa quando, como e onde escolheu expressar sua mágoa.

O Portal Mundo Rubro Negro, através desse comunicado, reverbera a voz de sua Redação, que discutiu a problemática com seriedade e autonomia entre seus membros e findou a questão como repúdio a toda forma de racismo ou injúria racial cometida contra o treinador do Clube de Regatas do Flamengo.


 

Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015

Portal Mundo Rubro Negro

 

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA A GENTE NO TWITTER