Fla New Jersey, Fla New York, Fla Boston, Fla Orlando, Fla Pompano Beach, Fla Lake City… uma invasão rubro-negra nos EUA? Não. Pra que invadir? Eles estão em casa. Atualmente, entre Consulados e Embaixadas, existem seis sedes oficiais nos Estados Unidos, e estes grupos estão unindo forças em busca de um objetivo comum: divulgar o nome do Flamengo no país.

A associação das Embaixadas e Consulados do Flamengo nos EUA será fundada em breve e já possui um nome: Fla USA. Por lá, pretendem trabalhar como um ponto de apoio internacional para que o nome do Fla seja mais divulgado em território norte-americano. A ideia do grupo é aproximar os torcedores que vivem nos país e também servir como um ponto de encontro para os turistas rubro-negros.

– Queremos divulgar nossas Embaixadas e Consulados nestas cidades tão importantes e turísticas, para que outros flamenguistas locais ou turistas saibam onde encontrar a nação rubro-negra. E, com isso, colaboramos intensamente com a  internacionalização da marca Flamengo -, afirma Leonardo Prado, vice-presidente da Fla New Jersey.

Fla New Jersey

Outro ponto que pretendem abordar, é  a dificuldade que os torcedores do Flamengo tem na hora de comprar produtos oficiais do clube, nos Estados Unidos.

– Há 11 anos moro na América e nunca vi uma loja vendendo uma camisa oficial do Flamengo. O clube mais popular do mundo não tem uma representatividade comercial nos EUA. Acreditamos que podemos mudar isso, vendendo materiais oficiais do Fla nas Embaixadas.


Além da ajuda ao clube, outro fator que os motivou foi o processo de reestruturação que o Flamengo passou nos últimos anos.

– Estamos vendo o clube se organizar e prosperar e estamos seguindo pelo mesmo caminho. Acho que esse orgulho acaba sendo natural e contagiante -, concluiu Leonardo.

O número de Embaixadas e Consulados em território norte-americano cresceu bastante nos últimos anos. Recentemente, foi inaugurado o Consulado oficial do Flamengo em Nova York.

Uma das principais metas do Fla USA é conseguir novos sócios-torcedores para o Fla. Para isso, pretendem conversar com o clube em busca de vantagens para os torcedores que vivem fora do Brasil.

– O que queremos fazer é trazer benefícios para o sócio-torcedor do Flamengo que mora por aqui. Nós, que moramos fora do país, não temos vantagens. Queremos trazer benefícios, através de descontos em shows, restaurantes, etc. – afirma Uriah Nogueira, presidente da Fla New York.

O Projeto das Embaixadas e Consulados

As Embaixadas e Consulados funcionam como representantes do Flamengo, reunindo torcedores para assistir aos jogos, trazendo novos sócios-torcedores, realizando eventos, colaborando com iniciativas oficiais rubro-negras e fazendo campanhas sociais. O Fla possui vários destes representantes espalhados por diversas regiões do Brasil e do Mundo.

Funcionário do Flamengo, Eduardo David é Coordenador do projeto das Embaixadas e Consulados e falou sobre o aumento do número de sedes fora do país.

–  O Flamengo é mundialmente conhecido, temos uma torcida gigantesca fora do Brasil. Em menos de um mês, nomeamos seis Consulados internacionais – afirmou.

Ele também citou alguns projetos que estão sendo pensados para as Embaixadas e Consulados internacionais.

–  Nosso principal objetivo é aumentar o número de sócios-torcedores. Além de reunir torcedores para acompanhar o Flamengo, eles levam a importância de ser sócio para o exterior. O Fla tem um projeto que visa enviar produtos oficias para serem revendidos pelos Consulados, além de ajudar no desenvolvimento de eventos buscando aumentar cada vez mais o número de torcedores.

 Amor sem fronteiras

Mesmo distantes do Rio, os torcedores não medem esforços para acompanhar o Flamengo. Morando há 6 meses nos Estados Unidos, Fernanda Cansanção relata importância das Embaixadas.

– É completamente difícil torcer de longe. A vontade de estar na arquibancada é enorme. Eu era sócio torcedora, ia a todos os jogos e sinto muito falta da emoção da torcida. Com os jogos acontecendo fui atrás de grupos de rubro negros por aqui e descobrimos a Embaixada de New Jersey e através deles, conheci a galera de New York que agora se tornou Consulado. É gratificante ver que existem pessoas, com pouquíssimos recursos que só querem tentar, de alguma forma, fazer o clube crescer.

Fernanda também cita a atmosfera criada para que os torcedores se sintam em um jogo no Brasil.

– Os meninos fazem de tudo para que as sedes tenham a nossa cara, com bandeiras, músicas e instrumentos de bateria para ajudar a criar aquele clima de torcida que só o torcedor rubro-negro conhece – conclui.

As sedes costumam receber uma boa média de torcedores em dias de jogos. Na Fla New Jersey, cerca de 30 torcedores acompanham frequentemente os jogos do Mais Querido – em partidas decisivas, este número chega a quadruplicar.

Contato:

Fla New Jersey 
Presidente:Marcelo Barreto / Email: [email protected]
Telefone: +1 (908)414-6070. Local de encontros: Rio Lounge 618 Market st, Newark NJ 07105

Fla New Jersey

Fla New York
Manhattan NY
Presidente: Uriah Nogueira / Contato: (347) 855-0277
Local de encontros: Legends Bar, 6 West 33rd Street, New York, NY 10001

Fla New York

FLA Pompano Beach
Presidente: Léo Farias / Contato: +1 (954) 203-1638
Local de encontros: Colonnade Plaza, 2100 SW 10th St, Deerfield Beach, FL 33442

FLA Lake City
Presidente: Henrique Menezes / Contato: +1 (801) 6376116
Email: [email protected] / Local de encontro: 9000 South, Sandy/Utah

Fla Lake City

Embaixada Fla Orlando
Presidente/Embaixador: Marco Alevato
Email: [email protected]
Local de encontro : Boi Brasil churrascaria
5600 International Drive – Orlando, FL

Fla-Boston
Presidente: Rogério Reis Jr / Contato: 781- 588-5574
Email: [email protected] / Local de encontros: 749 Broadway Everett, Massachusetts

Fla Boston

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.