Fala flamengada, nem vou perguntar se vocês estão bem porque essa semana foi complicada. O ano mal começou e já tivemos derrotas para times de divisões inferiores, dirigente preso e revelação da base vendida. Janeiro veio com tudo.

Vamos lá que ainda estamos em pré-temporada e tal, o técnico está testando esquema novo, tentando variar, mas como não ficar com o pé atrás com duas derrotas para dois times infinitamente menores que o Flamengo? Contra o Vila Nova o time principal saiu perdendo por 1×0 e contra o Serra Macaense (?) saiu ganhando de 1×0.

Alguns acham cedo demais, acusam os outros de corneta, dizem que tem que usar esse período para testar, inclusive usando a dupla Carioca/Primeira Liga para alcançar o objetivo. Concordo em partes, mas o pé atrás se dá com a falta de vontade de vencer e o enorme conformismo com as derrotas e falta de títulos.

E digo conformismo porque é isso que fica aparente nas declarações de dirigentes, comissão técnica e jogadores. Uma derrota a mais, uma a menos, tudo continua “dentro dos planos”. Aí chega o fim do ano e pronto, várias eliminações e um quase título no BR.

E como no Flamengo as coisas parecem um enredo de novela mexicana, a quinta-feira veio com duas bombas.


A primeira bomba foi a prisão de Flávio Godinho, agora ex-VP de Futebol do clube. Essa prisão não era inesperada, todos sabiam da possibilidade real disso acontecer, e mesmo assim ele foi mantido no cargo pelo EBM. E mais uma vez o flamenguista foi obrigado a ler o nome do clube nas páginas policiais.

Godinho é o novo VP de Futebol. Foto: MRN

Godinho é o novo VP de Futebol. Foto: MRN

Um prejuízo enorme à imagem do clube no mesmo dia em que o novo patrocinador master tinha sua apresentação marcada.

Logo em seguida veio a segunda bomba do dia: a venda do lateral Jorge. Um garoto criado nas categorias de base do clube, identificado com a nossa torcida e o melhor lateral que tivemos depois de Juan marrentinho. Jorge apareceu em 2015 depois do clube ter testado Thallyson, Anderson Pico e Armero, e nunca mais perdeu a titularidade por méritos próprios.

Jorge é unanimidade nas opiniões. Lateral é o dono da posição. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Jorge é unanimidade nas opiniões. Lateral é o dono da posição. (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Eu confesso que ano passado cornetei o Jorge por um período, o garoto estava displicente, sem vontade de jogar, parecia outra pessoa. Mas é inegável a melhora que se seguiu no segundo semestre do ano. Jorge foi um dos melhores laterais esquerdos que surgiram no país nos últimos anos e uma venda não era totalmente inesperada, o problema foi como aconteceu.

Há várias informações desencontradas sobre valores, mas parece que o Flamengo irá embolsar cerca de 20 milhões de reais com a venda, um valor considerado baixo para a perda técnica que teremos. Em ano de disputa da Libertadores, uma competição dura e que pode valorizar jogadores, perder uma prata da casa por 20 milhões beira o ridículo.

E quem será o substituto do Jorge? O também jovem Miguel Trauco, que chegou outro dia e nem testado corretamente foi? E se ele não conseguir segurar a responsa logo de cara, como tantos outros estrangeiros que por aqui passaram? Acho MUITO arriscada essa opção.

O clube está tão desesperado assim por grana? Não poderiam ter segurado o garoto por mais um tempo? Não seria melhor ver ele colocar uma faixa de campeão no peito antes de ir embora? Criar um vínculo mais forte com a torcida sabe, deixar espaço para um futuro status de ídolo dentro do clube.

Mais uma vez ficamos sem entender as ações da diretoria.

Enfim, vou guardar a minha corneta por aqui e continuar torcendo pelo melhor para o Flamengo. Que São Judas Tadeu trabalhe em horas extras esse ano e que a Nação faça a sua mágica acontecer nas arquibancadas. É só nisso que podemos nos apoiar nesse momento.

Até a próxima. SRN.

 
George Castro é colaborador do Mundo Rubro Negro desde os primeiros dias. Já escreveu matérias no MRN Informação e agora desfila suas opiniões aqui no blog Resenha Rubro-Negra
Siga-o no Twitter: @George_CRF e @RESENHA_MRN

 
Deixe seu comentário!


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.