O Flamengo FA surgiu em 2013 e conta com 90 jogadores entre o time principal e equipe de desenvolvimento. Liderados pelo Head Coach Otavio Roichman, o Coordenador Ofensivo Justin Bubar e o Coordenador Defensivo Ival Maziero, o grupo também tem Rogério Pimentel como atual presidente.

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

A equipe participava do Torneio Touchdown, uma das maiores competições do esporte no Brasil. Porém, com o fim do Torneio, o Flamengo e as outras equipes participantes entraram em um acordo com a Confederação Brasileira de Futebol

Americano (CBFA) para uma unificação: o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, que contará com duas divisões, com as 32 melhores equipes do país em sua divisão principal.

Com 15 anos de experiência no esporte, Otavio Roichman é um dos grandes nomes do futebol americano, não só rubro-negro, mas também nacional. É um dos fundadores do Flamengo FA e passou pela comissão técnica da Seleção Brasileira. O Mundo Rubro Negro fez uma entrevista com o head coach. Confira na íntegra abaixo:

MRN: Sabemos que o futebol americano é um esporte em ascensão no nosso país. Em sua opinião, qual é o principal fator que atrapalha esse crescimento, tanto de telespectadores da NFL, quanto de times e campeonatos nacionais? E em que a popularidade da NFL interfere no futebol nacional? 


Otavio Roichman: O Futebol Americano é o esporte que mais cresce no país em audiência na TV, é difícil definir um fator que atrapalhe o crescimento, mas posso afirmar que o horário dos jogos, principalmente com o início do nosso horário de verão, faz com que muitas pessoas percam grandes partidas, do chamado horário nobre da NFL. Com relação aos campeonatos nacionais, a falta de apoio da grande mídia certamente é um fator que atrapalha o crescimento, mas aos poucos isso está mudando. A popularidade da NFL é muito benéfica ao Futebol Americano Nacional, mais fãs do esporte surgem a cada dia, e com isso a procura por times nacionais também cresce!

 

Como funciona o calendário das competições nacionais?

No primeiro semestre ocorrem alguns campeonatos regionais, as competições nacionais ocorrem no segundo semestre. Em 2016, teremos 2 divisões nacionais, será o primeiro ano da chamada unificação do esporte, não havendo mais 2 ligas distintas.

 

Como é a parceria do Flamengo FA com o Clube de Regatas do Flamengo? Que tipo de apoio vocês recebem do clube?

O Flamengo FA é uma equipe licenciada do Clube de Regatas do Flamengo, com autorização para uso da marca e temos todo apoio da assessoria de imprensa e marketing do clube, sem falar do apoio para realizações de eventos dentro da Gávea, como nosso Tryout.

 

Como foi sua experiência com a Seleção Brasileira de Futebol Americano?

Eu passei 5 anos na comissão técnica da Seleção Brasileira, culminando com nossa participação na Copa do Mundo, ano passado em Ohio, EUA. Esta foi uma experiência muito marcante na minha carreira e na minha vida, fazer parte da seleção desde praticamente seu primeiro jogo e chegar até uma Copa do Mundo foi uma conquista muito grande de todos nós.

 

Em 2015, seis atletas do Flamengo FA foram convocados para a Seleção Brasileira. Como você se sente, sabendo que todo esse trabalho e dedicação estão sendo recompensados?

Sinto um orgulho muito grande dos atletas que tenho a oportunidade de treinar. Alguns chegam sem saber nada e conseguimos transformar em verdadeiros atletas que chegam a Seleção. Ter esta oportunidade é o que me motiva a continuar, depois de 14 anos dedicados a este esporte.

 

As rivalidades entre os times no F.A. são tão fortes e presentes quanto no futebol? Como vocês (técnicos e jogadores) lidam com isso?

As rivalidades acabam ficando ainda maiores por conta do futebol. Aqui no RJ quase todos vieram dos times de praia, então muitos são amigos e jogam em times diferentes. Acontece que quando você veste o Manto Sagrado, do outro lado são todos inimigos! Nós, treinadores, aproveitamos esta rivalidade para motivar nossos atletas nos jogos, a torcida faz a sua parte apoiando, mas num clima muito diferente, com todos sentados na mesma arquibancada e sem confusão!

 

Quais são os planos e expectativas para esse ano? Sabemos que o tryout foi um sucesso, com recorde de candidatos.

A cada ano recebe mais mais gente interessada em entrar na equipe, esse ano batemos todos os recordes com quase 400 inscritos! Este é um ano de mudanças, pela primeira vez todas as grandes equipes do pais estarão na mesma liga, disputando o único campeonato nacional, e o Flamengo FA vem muito forte para brigar por esse titulo inédito!