@JasonCRF

urubusiness

As empresas que investem em clubes de futebol buscam um alto retorno do valor investido e por isso estampam suas marcas nas camisas dos clubes de futebol. Sendo que cada vez mais se prova que apenas essa exposição não é o suficiente para tal retorno e mesmo que em alguns casos seja, o objetivo é aumentar, cada vez mais, essa margem.

Daí que surge a ativação do patrocínio. A Ativação nada mais é que atividades realizadas com intuito de fortalecer sua presença e experiência dos torcedores junto à marca.

Com ativações bem-sucedidas, o retorno do investimento aumenta, o patrocinador fica satisfeito, no momento de renovação o valor do patrocínio aumenta, entrando assim em um círculo virtuoso. Há ainda a possibilidade de interesse de outras marcas em investirem no clube, aumentando ainda mais a cota.

Irei expor minhas ideias sobre ativações (nesse em futuros textos), e começarei com a Herbalife.


Tive essa ideia em Dezembro, com o intuito de realizá-la no período da pré-temporada.

Temos um jogador que luta contra a balança, o nosso gordinho Anderson Pico, e temos um jogador que tem o problema oposto, a promessa eterna de 25 anos, o Gabriel.

Talvez muitos não saibam, mas a Herbalife não se trata de shakes mágicos de dieta. A Herbalife é nutrição, onde suas refeições têm todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Com isso, ela tem programas de perda de peso e também ganho de massa. Não estou fazendo propaganda da Herbalife, apenas informando o que ela faz, já que muitos desconhecem.

A ideia é a seguinte: Caso ambos os jogadores aceitem participar, Pico e Gabriel participariam de uma espécie de “reality show” a ser transmitido pelo youtube, ou em algum canal interessado ou pago pela Herbalife, onde semanalmente seriam avaliados, com intuito de chegarem às metas pré-estabelecidas pelos nutricionistas da Herbalife e do Flamengo.

É óbvio que os resultados, tanto para a perda de peso e ganho de massa, não seriam os definitivos nesse curto espaço da pré-temporada, este seria apenas um começo da ativação, com metas semanais focando no resultado obtido para o final da mesma, podendo continuar com o programa durante o campeonato carioca.

Seria um programa semanal curto, de no máximo 30 minutos, mostrando o dia-a-dia de ambos, realizando as atividades físicas exigidas na pré-temporada e usando os produtos da Herbalife. Em cada episódio teria o “minuto Herbalife”, onde dicas de como usar determinados produtos e receitas com seus produtos seriam dados.

O objetivo é mostrar para os torcedores que ao usar seus produtos, se obtêm os resultados esperados e incentivar o uso/cadastro do máximo de flamenguistas possível. Com o intuito de mensurar o retorno, a Herbalife criaria um cadastro Rubro-Negro, onde na ficha de cadastro com qualquer distribuidor ou níveis superiores, ele informaria que se cadastrou por causa do reality show.

Para os sócios-torcedores, eventos seriam feitos no Maracanã, Ninho do Urubu e Gávea onde presidentes da Herbalife, junto com nutricionistas do clube explicariam o negócio da empresa e em caso de cadastro, haveria um desconto no valor do contrato, ou uma maior margem de lucro nas futuras vendas do novo distribuidor rubro-negro.

Enfim, tenho uma proposta mais elaborada, mas estou simplificando ao máximo para um melhor entendimento e interesse e vocês!

Saudações Rubro-Negras.

Jason Brazil.

 

@MRN_CRF