Por Thauan Rocha | Twitter @Thauan_R e @flaimparcial Facebook: Flamenguista Imparcial

 

2445 leitores votaram na pesquisa e agora a gente divulga os resultados!

Recentemente lançamos uma pesquisa para saber o que a torcida acha do elenco rubro-negro. Quais aprovou? Quais não agradaram? Quais fazem a torcida ter esperança? E agora você pode conferir umas análise baseada em dados estatísticos do Brasileirão e os resultados da pesquisa.

Essa análise será dividida em três blocos, divididos em defesa (Goleiros, Zagueiros e Laterais), meio campo (Volantes e Armadores) e atacantes. Nessa segunda parte nós vamos falar do meio campo. Deixe seu comentário abaixo do post e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

 

 

Volantes

 

Nossos volantes dão  em média 40 passes por jogo e erram 4, sendo o Márcio Araújo o mais eficiente. Já no cruzamento eles não se aventuram tanto (parecem não trabalhar pelas pontas) e quando o fazem não são efetivos. Nos lançamentos é interessante notar que o Canteros é quem mais erra no total, mas também é quem mais tenta e é o mais eficiente. De fato o seu amigo imaginário recebe muitas bolas, mas ainda é o melhor no quesito. O que reflete nas assistências, sendo o líder do time.

Agora nas finalizações dá para ver que não temos um volante que serve como elemento surpresa. Pouco tentam e são ineficientes. Canteros e Luiz Antônio tem quase a mesma eficiência, mas Luiz Antônio é quem mais finaliza proporcionalmente. Isso se reflete no número de gols do setor, apenas 3 no total, sendo que só o Elias tem 5 pelo Corinthians.

Os outros jogadores não perdem tanto a bola, mas não driblam tanto quanto o Canteros. Já Jonas consegue roubar a bola tanto quanto o argentino e o Márcio Araújo, mesmo ficando muito menos tempo em campo. O seu problema é o número de faltas e de cartões, que vivem comprometendo a equipe. Se for menos faltoso, certamente será um bom cão de guarda pra nossa defesa e provavelmente faria dupla com Canteros se o mesmo voltar a apresentar o futebol de 2014.


Com esses fatores, seria de se estranhar a rejeição da torcida ao argentino. Talvez por ser quem mais tenta, ele ganha destaque com a quantidade de erros, mesmo sendo mais eficiente. Já o Jonas foi bastante aprovado. Ele é faz muitas faltas sim e precisa trabalhar isso, mas a torcida (me incluo nessa) parece entender que a impressa rotulou o garoto como violento, o que faz os árbitros não terem muita paciência com o jogador.

Márcio Araújo parece estar na pior situação, pois tem alta rejeição, a torcida não pensa em emprestá-lo, quer se livrar logo. Diferente do Luiz Antônio, que seria emprestado se dependesse da torcida. Talvez por ser da base a torcida ainda queira apostar nele esperando que volte a jogar como em 2013, antes de começar aquela série de burradas no tribunal que só o afastou do time e prejudicou seu rendimento.

 

Resultado da Pesquisa

 

 

Armadores

 

Jajá tem a melhor média de passes certos e passes errados, mas não é muito justo comparar com os outros, pois ele só foi titular em um jogo e normalmente garotos costumam oscilar. Almir também tem uma média melhor, mas quase não entrou, é um jogador que entre só pra gastar substituição. Levando em conta os que disputam a titularidade, Alan Patrick tem a melhor média, eficiência e dá mais passes.

Nos cruzamentos é um desastre, simplesmente não tentam ou são terríveis, como o Éverton que erra 81,41%, isso porque ele trabalha muito mais pelas pontas. Era para ser um jogador com bom cruzamento, que trabalhasse junto com o lateral. Nos lançamentos ele acerta muito mais, mas a única virtude mesmo dos dados é que pelo menos ele vai tentar.

Nas finalizações dá pra ver que não treinam para melhorar a pontaria. Eles seriam jogadores para pensar mais, chutar em momentos mais claros, o finalizador mesmo é o atacante. E novamente o Éverton é o melhor, mas graças a eficiência que ficou em 50% e o alto índice de erro do Alan Patrick, que normalmente fica de cara para o gol por trabalhar mais pelo meio. Mesmo com essa ineficiência, Alan ainda é o artilheiro do time na competição. Se trabalhasse melhor esse fundamento, iria ajudar muito mais. Agora prestem atenção nas assistências, são 3 no total, quando o Canteros sozinho tem 4 e é volante. É bom também destacar a quantidade de impedimentos do Éverton, apesar de ser alta, ele trabalha pelas pontas, avançando mais para tentar cruzamentos e mesmo assim tem uma média de 0,83 a cada 90 mins.

Podemos ver que eles perdem bastante a posse da bola e não marcam (ou o fazem de forma inadequada) bem, já que no geral não desarmam muito os adversários. Novamente o Éverton aparece como destaque, desarmando bem mais que os outros. Consequentemente ele acaba fazendo mais faltas e leva mais cartões. Já Alan recebe mais faltas, provavelmente por trabalhar no meio, que geralmente é mais povoado, e ter que carregar mais a bola até encontrar espaço para armar uma jogada.

Mesmo não tendo tanto destaque nas estatísticas e sendo um dos integrantes do bonde da Stella, Alan ainda é bem visto pela Nação. Muitos ainda devem esperar que ele volte a jogar como fez naquela sequência de 6 vitórias. Ao contrário dele, Éverton não tem muito prestígio. Fazer parte do bonde agravou ainda mais a relação com a torcida que já não gostava das suas atuações e falta de vontade em campo, fora algumas polêmicas que vez ou outra surgem ligadas ao jogador.

Jajá sem dúvidas teria boa aprovação. É um garoto que já pode ir sendo usado no profissional, parece ser promissor. Ederson também faz a torcida ter esperança, apesar de ainda despertar preocupação graças ao seu histórico de lesões, apresentou um bom futebol quando conseguiu jogar, mesmo estando sem ritmo. Agora torcemos para que em 2016 ele se recupere dessa lesão (que não tem nada a ver com as mais graves que teve em outros tempos) e volte a jogar para comandar esse meio.

E o Almir? Esse nem deveria estar aqui.

 

Resultado da Pesquisa

 

Fique ligado no próximo e último bloco, onde serão analisados os nossos atacantes. Enquanto isso, leia o primeiro bloco e a série Fla Futebol 2016, que falou de possíveis reforços em cada posição.

Fla Futebol 2016 – Goleiros

Fla Futebol 2016 – Zagueiros

Fla Futebol 2016 – Lateral direita

Fla Futebol 2016 – Lateral esquerda

Fla Futebol 2016 – Volantes

Fla Futebol 2016 – Meias e pontas

Fla Futebol 2016 – Centroavantes

Os dados estatísticos foram coletados no FootStats (Twitter:  @Footstats).

Os minutos de jogo de cada jogador foram retirados do Soccer Way.

Artes do banner e cards por Hesley Menezes.

Comente pelo Twitter @MRN_CRF, direto na fanpage do MRN no Facebook ou direto na publicação. Sua opinião faz toda diferença!


Thauan Rocha escreve no Flamenguista Imparcial, da Plataforma MRN Blogs. A opinião do autor não reflete necessariamente a opinião do Mundo Rubro Negro.