Por Thauan Rocha | Twitter @Thauan_R e @flaimparcial Facebook: Flamenguista Imparcial

2445 leitores votaram na pesquisa e agora a gente divulga os resultados!

 

Recentemente lançamos uma pesquisa para saber o que a torcida acha do elenco rubro-negro. Quais aprovou? Quais não agradaram? Quais fazem a torcida ter esperança? E agora você pode conferir uma análise baseada em dados estatísticos do Brasileirão e os resultados da pesquisa.

Essa análise será dividida em três blocos, divididos em defesa (Goleiros, Zagueiros e Laterais), meio campo (Volantes e Armadores) e atacantes. Nessa primeira parte nós vamos falar do setor defensivo. Deixe seu comentário abaixo do post e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

 

 

Goleiros

 

tabelagoleiros

Podemos ver que o Paulo Victor é um dos goleiros mais vazados, pois tem uma média de 1,33 gols sofridos por partida. César tem 1,15 de média, mas este está no banco há muito tempo e ainda é jovem. De fato, a média do PV é bem preocupante, mas também sofre com uma zaga ruim.

Destaco também as estatísticas de lançamento do PV. Ele acerta em média 30,14% dos lançamentos, o que prejudica nossos contra-ataques. Apesar de seu total de erros não ser tão alto em relação aos outros goleiros, é bem ruim se comparado ao Weverton, um dos indicados no Fla Futebol 2016, que possui uma média de 41,5% de acertos.

É visível a sua queda de rendimento, agravada com lesões. Por isso 17,8% querem que seja emprestado ou sai de forma definitiva, o que não deveria ser constatado no fim de 2014. Acredito ainda que grande parte dos 81,3% apoiam sua permanência para ser um segundo goleiro com mais segurança do que o César.

Os outros três goleiros a torcida prefere emprestar, provavelmente para dar oportunidade de jogo, já que é um posição que não muda muito e a torcida ainda pede um titular para a posição. Então eu imagino que o melhor a se fazer, se chegar um pra ser titular, seria emprestar  César para evoluir mais rápido, já que é o próximo na disputa de vaga. Daniel e Thiago podem continuar na categoria inferior e serem chamados se necessário.

 

Resultado da Pesquisa

[metaslider id=13783]

 

 

Zagueiros

 

tabelazagueiros

Aqui podemos ver que nossos zagueiros, exceto o Marcelo, não têm muito problema com passes, já que eles acertam 33 passes por partida e erram apenas 2, mas isso já não ocorre com os lançamentos. Nesse quesito, cada um acerta até 2 lançamentos por jogo e erra até 4, provavelmente isso vem do fato de, em momentos de desespero, darem chutões para frente torcendo que um companheiro fique com a bola.

Quando o assunto é disputar a bola, eles não são muito bons. Perdem bastante a posse e não desarmam tanto, já que a melhor média de desarme é do Wallace com 3,27 por jogo, que é o 15º no ranking dessa estatística, enquanto o mais próximo é  o Samir em 114º. Em jogadas aéreas, sabemos o desastre que é, cada escanteio contra nós é um pênalti. Os adversários ficam bastante livres dentro da área. Talvez por isso não sejam tão faltosos, já que pecam no combate corpo-a-corpo.

Com tudo isso, dá para entender porque de 62% a 75% querem a saída definitiva do Marcelo, Samir e Wallace. César tem a maior aprovação e menor rejeição, 32,6% e 56,6%, respectivamente.

Resultado da Pesquisa

[metaslider id=13789]

 

 

Laterais

 

tabelalaterais

Podemos ver que nossos laterais não tem tantos problemas para passar a bola, em média erram 6 passes por jogo, mas acertam 37. Já em bolas longas como cruzamento e lançamento, costumam errar bastante. Com isso, juntando os quatro, eles possuem apenas 5 assistências ao longo de 37 rodadas. E esse é um dos fatores que a torcida reclama do Jorge, falta caprichar no cruzamento. Agora indo para as finalizações, dá para ver que esse não é o forte dos nossos laterais. São poucas tentativas, quem mais tenta é o Jorge, mas também é o que mais erra, no total e em proporção.

Em desarmes, não são valores altos, sendo Jorge o de melhor desempenho. Esse também é o que mais perde a posse da bola, o que deve estar ligado a sua taxa de dribles, que é muito maior quando comparada aos companheiros de equipe. Mas os outros não deixam a desejar, também perdem a bola e causam riscos a nossa defesa. Com alguns problemas pra defender, acabam fazendo algumas faltas e acumulam cartões.

Apesar de ter algumas estatísticas ruins, Jorge é sem dúvida nosso melhor lateral e talvez o mais promissor da nossa base, por isso atingiu 97,7% de aprovação, sendo a melhor marca. Sem dúvida a torcida acredita no Jorge e espero que não seja muito pressionado, pois vai continuar oscilando e errando em alguns fundamentos por um tempinho.

Assim como Jorge, Armero está na ponta da pesquisa, mas na de rejeição – 85,4% querem sua saída. A Nação não quer ficar com um jogador mais velho e com várias lesões. Colados no colombiano, Ayton e Pará vem com 78,2% e 70,4% de rejeição, respectivamente. Acredito que dois fatores ajudaram (mas não são os únicos responsáveis, basta ver os dados dele) na rejeição do Pará: ter “aposentado” o Léo Moura, já que parte da torcida ainda deve ter raiva dele (como demonstrou ter assim que LM foi embora); e fazer parte do Bonde da Stella, o que também tirou a torcida do sério.

 

Resultado da Pesquisa

[metaslider id=13794]

 

Fiquem ligados nos próximos blocos, onde serão analisados o meio e o ataque. Enquanto isso, leia a série Fla Futebol 2016, que falou de possíveis reforços em cada posição.

Já saiu o segundo bloco :: MEIO-CAMPO ::

Fla Futebol 2016 – Goleiros

Fla Futebol 2016 – Zagueiros

Fla Futebol 2016 – Lateral direita

Fla Futebol 2016 – Lateral esquerda

Fla Futebol 2016 – Volantes

Fla Futebol 2016 – Meias e pontas

Fla Futebol 2016 – Centroavantes

 

Os dados estatísticos foram coletados no FootStats (Twitter:  @Footstats).

Os minutos de jogo de cada jogador foram retirados do Soccer Way.

Artes do banner e cards por Hesley Menezes.

 

Comente pelo Twitter @MRN_CRF, direto na fanpage do MRN no Facebook ou direto na publicação. Sua opinião faz toda diferença!


Thauan Rocha escreve no Flamenguista Imparcial, da Plataforma MRN Blogs. A opinião do autor não reflete necessariamente a opinião do Mundo Rubro Negro.