IMG-20150626-WA0000


por Flávio H. Souza. Twitter @PedradaRN

“O que se faz por amor, se faz além do bem e do mal.”
Nieztche

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

E Zico quer concorrer à eleição da FIFA. “Como?” perguntam alguns, sabendo, que hoje a FIFA e seus dirigentes passam por uma devassa, com acusações de corrupção, desvios de ingressos, favorecimentos ilícitos, intermediações suspeitas e toda sorte de acusações. Em suma, o organismo, que uma vez foi presidido por Jules Rimet, se deteriorou a ponto de ser visto como balcão de negócios escusos envolvendo Federações, Confederações, empresas, picaretas, etc.

Agora, sabendo disso, porque Zico quer ser presidente da Fifa? Que motivação teria? Bem, como diz a frase citada acima, é por amor. O amor de Zico é o futebol. O próprio Zico afirmou:”Minha vida é o futebol e a FIFA está destruindo o futebol”. Jogador consagrado, amado pelas torcidas de onde jogou, consagrado no mundo inteiro por sua técnica, habilidade, e principalmente, por sua conduta exemplar fora de campo, que o manteve como Ídolo de gerações, inclusive, das crianças de hoje.

E como acertar algo que está destruindo o que ama? Fugindo? Reclamando muito em redes sociais? Não, amigo. É enfrentando a fera. Zico, com sua experiência acumulada como jogador nacional e internacional, técnico internacional e dirigente esportivo, dono de clube, disputando copas como jogador, técnico e dirigente, se percebe plenamente apto a exercer a função como presidente da FIFA e irá lutar por isto, como enfrentou agressões físicas e ladroagens em campo.

Ah! Mas por quê? Ele é maluco? Não. Corajoso. Coragem de enfrentar um desafio que parece maior que ele. Mas como um desafio destes, envolvendo a Federação Internacional de Futebol, pode ser maior que o Zico? Não é. Temos um burocrata lá, Sepp Blatter, sem brilho algum, agora suspenso por 90 dias. E como postulantes ao cargo devemos ter Michel Platini (Sei que está punido e não sei se vai recorrer. Aqui nesse texto vou partir do princípio que ele estará inscrito como candidato), outro que foi excelente jogador e tem experiência de presidente da UEFA, e um princípe da Jordânia, ALi Hussein, vices-presidente da FIFA.


Analisando a dimensão e experiência de Zico frente a estes dois, por que não? Além disso seria um candidato sul-americano, e há uma tendência da FIFA de suprimir as vagas na Copa da América do Sul e distribuir para demais países mantendo o grande comboio europeu intacto. A América inteira, principalmente a América do Sul, com seus 3 campeões do mundo totalizando 9 títulos, precisam de um candidato de nome forte que seja seu.

Mas como conseguir a candidatura? Até 26 de outubro Zico precisa de apoio por escrito de pelo menos cinco federações. Isto é fácil? Não. Geralmente as Confederações, neste esquema top-down imposto, pressionam as federações a votarem em bloco para o Presidente das Confederações terem maior poder de barganha. É uma espécie de grande “PMDB” et caterva na política esportiva. E Zico, para ganhar apoio de outras Federações está sendo cobrado de por quê não tem ao menos o apoio da CBF. E a CBF, para não sair do muro, e ao mesmo tempo mostrando enorme desrespeito não só aos brasileiros, como toda América do Sul, afirma que só irá apoiar o Zico se ele tiver quatro apoios já. O que é isto? Que medo é este de apoiar uma candidatura de um brasileiro notório, amplamente identificado com o futebol, sabidamente honesto e competente?

Ora, Zico não é um qualquer. Não é aventureiro. Tem propostas claras, e um luta justa para o bem do futebol. Fez um site http://www.zicofifa.com para sua candidatura em que embasa suas idéias e busca voluntários para ajudar.

Precisamos, todos nós, que acreditamos em Zico, nesta vontade justa e corajosa de ser presidente da FIFA, de termos alguém lá apto realmente a mudar o futebol, sem se envolver em falcatruas que chegam a ponto de patrocinadores solicitarem afastamento de dirigente.

Então, em suas redes sociais, compartilhem hoje a #BotaCaraCBF, conclamando a CBF deixar seu refúgio covarde. Sabemos todos que a CBF também precisa de mudanças profundas, mas a luta agora é para o futebol mundial. Ajudando Zico estaremos contribuindo com ele a revolucionar nossa paixão.

#ZicoFIFA

Comente pelo Twitter @MRN_CRF ou direto na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença!


Os conceitos emitidos nos textos do Blog Pedrada Rubro Negra são de inteira responsabilidade do autor. Não refletindo, obrigatoriamente, a opinião do mundorubronegro.com. Flávio H. Souza (Twitter: @PedradaRN) escreve na Plataforma MRN Blogs.
OUTRAS COLUNAS DO BLOG PEDRADA RUBRO NEGRA

 

ÚLTIMAS DO MUNDO RUBRO NEGRO

#BotaCaraCBF – Quem tem que apoiar primeiro é você!

A FIFA precisa do Zico e a CBF está com medo

Torcida do Flamengo começa a apoiar campanha de Zico nas redes sociais

Há 39 anos o Flamengo venceu a Seleção Brasileira e chorou por Geraldo Assoviador

Encantado com a torcida, Robinson diz que Fla pode voltar a vencer tudo

EDITORIAL: OS 5 PRINCÍPIOS DO MUNDO RUBRO NEGRO NAS ELEIÇÕES DO FLAMENGO

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA A GENTE NO TWITTER