20150713142901


LUIZ FILIPE MACHADO| Twitter @luizfilipecm

 

Pra quem me acompanha, não é novidade nenhuma minha idolatria pelo Zico. Eu votaria nele até pra presidente do Brasil.

Acho ele tão exemplar que, se fosse meu amigo, eu diria pra desistir de se candidatar à presidência da FIFA. Vai ser a maior dor de cabeça que ele vai ter comprado.

Mas eu não sou amigo dele (infelizmente). E mesmo assim, duvido que ele mudasse de ideia. Poucas pessoas no mundo têm uma imagem tão limpa. Só lembro de duas vezes que alguém o acusou.

A sonegação de impostos, na Itália, na qual foi absolvido e ainda mostrou que pagou mais que um cidadão comum.

 

Assinei um contrato de uso de imagem no Brasil e, na Itália, o presidente da Udinese acertou um outro contrato de publicidade. Seria preciso uma autorização da receita federal italiana para que eu pudesse fazer publicidade na Itália. Respeitei isso e cumpri meu outro contrato. Mas aí os agentes da receita entraram com uma ação contra mim e tive que apelar. Mostrei, então, o contrato que tinha assinado no Brasil, que respeitava as leis brasileiras, e provei que pagava impostos corretamente. O engraçado é que acabei pagando mais impostos do que um cidadão de Udine normalmente pagava. Paguei algo próximo de US$500 000 e fui processado por sonegação devido a um erro contratual. Apelei e fui totalmente absolvido. Era totalmente legal e não fiz nada para evitar pagar meus impostos. Só que a imprensa não mencionava isso. (Zico)


 

E naquela acusação absurda do conselho fiscal quando o Zico era diretor no Flamengo. Nem provas eles tinham e, no final, quem o acusava ainda teve que desmentir e jogar a culpa na imprensa.

Sendo assim, Zico mantém seu histórico perfeitamente limpo e seu caráter acima de qualquer suspeita.

Com isso tudo, a única conclusão que eu consigo chegar é que o Zico é mais importante para a FIFA que a entidade é para o nosso ídolo.

Com a entidade máxima do futebol atolada em denúncias de corrupção, um nome acima de qualquer suspeita seria a melhor solução para uma reviravolta completa. Patrocinadores já estão ameaçando romper contratos com a Federação. A FIFA precisa de um nome forte e honesto.

Podem até questionar a capacidade administrativa do Zico. Sobre isso eu não posso opinar por não entender a fundo. Mas quem é exemplo? Havelange? Blatter? Ricardo Teixeira? Assim como na política brasileira a honestidade deixou de ser uma obrigação, virou diferencial.

CQkM4BmWIAAwQX2

A CBF, fica em cima do muro. Prometeu apoiar o Zico caso ele consiga o apoio de outras quatro federações nacionais. No fundo, devem estar rezando pro Galinho não conseguir o apoio que foi imposto pela Confederação para chancelar a candidatura, mas a nossa Confederação deveria ser a primeira. A CBF também está no meio de vários escândalos, e seria uma grande demonstração de apoio a um nome de peso, que se propõe a mudar o que está errado. Sem o apoio nacional, fica complicado o Zico conseguir apoio no exterior. Claro que os outros dirigentes se questionam por que ele não é apoiado logo pelo Brasil.

Que a CBF tenha coragem de assumir logo um posicionamento forte em direção a mudança que o futebol precisa. Daqui a pouco é a Seleção Brasileira quem começa a perder patrocinadores. Melhor mudar a imagem antes de ter que correr do prejuízo.


Luiz Filipe Machado escreve no Blog CRF & ETC, da plataforma MRN Blogs. As opiniões do autor não refletem necessariamente a opinião do Mundo Rubro Negro.

 

Comente pelo Twitter @MRN_CRF ou direto na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença!

 

 

A Nação só é nacional quando convém

LEIA OUTROS TEXTOS DO BLOG CRF & ETC

 

 

ÚLTIMAS DO MUNDO RUBRO NEGRO

Torcida do Flamengo começa a apoiar campanha de Zico nas redes sociais

Há 39 anos o Flamengo venceu a Seleção Brasileira e chorou por Geraldo Assoviador

Encantado com a torcida, Robinson diz que Fla pode voltar a vencer tudo

Um dia na imprensa do Maracanã

NBA aproveita sucesso do Flamengo para alavancar sua liga no Brasil

EDITORIAL: OS 5 PRINCÍPIOS DO MUNDO RUBRO NEGRO NAS ELEIÇÕES DO FLAMENGO

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA A GENTE NO TWITTER