Quarenta anos e nove disputas depois, o Flamengo voltou a ser derrotado na cobrança de pênaltis por um dos seus três grandes rivais locais. A última derrota do rubro-negro em desempate em clássicos tinha sido em 1977, na decisão do segundo turno do Campeonato Carioca, quando perdeu para o Vasco por 5×4, com Tita desperdiçando sua cobrança, após empate em 1×1 no tempo normal. Com o resultado, o Vasco garantiu o título carioca antecipado.

Depois daquela derrota, os jogadores do Flamengo, que já haviam perdido a final da Taça Guanabara do ano anterior para o mesmo adversário da mesma maneira, fecharam o famoso “pacto do Barril”, tido como marco inicial da maior era de conquistas da história do clube, que começou com o Carioca do ano seguinte.

Nestes 40 anos, o Flamengo venceu 4 disputas de pênaltis contra o Botafogo (pelo Brasileiro de 1988, na final do Carioca de 2007, na final do Carioca de 2009 e na semifinal da Taça Guanabara de 2011), 3 contra o Fluminense (no Teresa Herrera de 1978, na final da Taça Guanabara de 2001 e na semifinal da Taça Rio de 2011) e 2 contra o Vasco (na semifinal da Taça Guanabara de 2007 e na final da Taça Rio de 2011) – um total de nove séries de invencibilidade. A marca foi quebrada com a derrota por 4×2 para o Fluminense na disputa de hoje, com Réver e Rafael Vaz desperdiçando suas cobranças.

Contra o Fluminense, o jejum era ainda maior: a última derrota na marca dos pênaltis foi após um amistoso em Brasília, em 1974, valendo a Taça Presidente Médici.

De maneira geral, o Flamengo não perdia nenhuma disputa de pênaltis em jogos oficiais desde 2004, quando foi eliminado desta maneira pelo Santos na Copa Sul-Americana – perdeu em um amistoso contra o Ceará no ano passado. No período, foram sete disputas – as seis contra rivais no Carioca e um duelo contra o Coritiba na Copa do Brasil de 2014.


O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.