Uma das melhores e piores coisas em relação ao Flamengo é que tudo é sempre 100x mais intenso do que seria em qualquer outro clube. Toda derrota é uma crise na Gávea, toda vitória é uma visita ao Decolar.com pra ver as passagens pra Dubai, toda falha de zagueiro é passível de crucificação em praça pública e todo garoto promissor da base que joga no meio de campo é o novo Zico.

E não seria diferente com Vinícius Jr, claro. Após chamar atenção da mídia esportiva na campanha do Flamengo na Copa São Paulo de Juniores desse ano com belos gols, grandes atuações e jogadas de efeito, o garoto de 16 anos foi convocado para o Mundial Sub-17 e lá com ainda mais gols, ainda mais grandes atuações e jogadas de tanto efeito que poderiam ser indicadas a alguma categoria técnica do Oscar, entrou de vez no radar não apenas dos grandes jornais como também dos grandes europeus.

Se a imprensa estiver correta o menino da Gávea do qual muitos de nós só ouviram falar esse ano já estaria sendo disputado por clubes como Barcelona, Real Madrid, Manchester e Chelsea, além de vários outros desses times que você costuma escolher quando joga Fifa com seu irmão. Com multa rescisória fixada em 30 milhões de euros, Vinícius chegou até a receber um vídeo de Neymar, o tipo de tática que se funcionou para seduzir Bruna Marquezine possivelmente também deve funcionar com jovens jogadores de futebol.

Foto: Gregório Fernandes/CBF

Mas diante desse cenário de destaque internacional e assédio de grandes clubes, fica a questão: o que o Flamengo deve fazer com Vinícius Jr? E a minha resposta, ainda que possa soar um pouco precipitada, é das mais simples: botar o moleque pra jogar.

Claro, não estou falando que é hora de colocar Everton no banco e dar a ponta-esquerda pra nossa jovem revelação, mas parece relativamente claro que apesar da pouca idade Vinícius já é um jogador diferenciado e, sendo assim, precisaria de desafios diferenciados. Ele deve ainda ganhar maturidade e experiência? Claro, com certeza. Mas não seria talvez mais interessante que ele fizesse isso treinando com o grupo profissional, onde seria constantemente desafiado, do que em competições de sua categoria, onde já ficou claro que ele, como diria um sábio borracheiro em minha cidade de origem, “passa o esmeril”?


Num cenário ideal Vinícius talvez pudesse até mesmo disputar algumas partidas do estadual, já que o Flamengo tem alguns jogos praticamente protocolares pela frente, mas não estando inscrito na competição, talvez a melhor solução fosse integrar o jogador aos profissionais no Campeonato Brasileiro, ao menos para que ele já treinasse contra defensores de qualidade mais alta, como Réver e Juan, e começasse a surgir no banco quando titulares tivessem que ser poupados para a Copa do Brasil ou a Libertadores, por exemplo.

Vinícius Jr. é um talento daqueles raros, que não aparecem todo dia, e parece ter uma maturidade acima da média da sua idade. Diante do destino inevitável de toda revelação do futebol brasileiro, que é sair para brilhar na Europa, cabem ao Flamengo dois papéis: o de aproveitar o atleta da melhor maneira possível e fazer com que sua venda aconteça no prazo mais longo e com o retorno mais alto. A segunda parte eu espero que a diretoria seja capaz de fazer, sabendo a hora certa de negociar e não aceitando propostas abaixo do valor da multa. A primeira depende exclusivamente da comissão técnica e confio que Zé vá saber usar o menino da melhor maneira possível. Melhor do que muitos jogadores da mesma posição que já passaram pelo Flamengo com certeza o garoto já é.


João Luis Jr. é blogueiro do MRN e também escreve no blog Isso Aqui É Flamengo, do ESPN FC.

 


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outra forma de ajudar nosso projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.