O grupo 4 da Libertadores, do qual participa o Flamengo – e que vem sendo considerado pela imprensa o “grupo da morte” desta edição tem sua primeira partida hoje, com o Atlético-PR recebendo a Universidad Católica, do Chile, na Arena da Baixada, às 21h. Amanhã, Flamengo e San Lorenzo se enfrentam no Maracanã.

Apesar de a tradição das equipes e o desempenho delas na última temporada referendar a alcunha de grupo da morte, a participação dos quatro times na última vez que disputaram a Libertadores não foi boa. Todas as quatro equipes foram eliminadas na fase de grupos na sua última campanha no torneio continental; no caso de Flamengo e San Lorenzo, a eliminação precoce aconteceu nas duas últimas participações.

A Universidad Católica não disputa a Libertadores desde 2012. Na ocasião, foi a última colocada em um grupo com Unión Española (Chile), Bolívar (Bolívia) e Junior de Barranquilla (Colômbia) . A fase de grupos, aliás, também foi o fim da linha para a Católica em 4 das 5 participações anteriores. A exceção é 2011, quando chegou às quartas de final.

O Atlético-PR é um participante menos frequente da Libertadores. Essa é apenas a sua quinta participação. Na última, em 2014, não passou do grupo com Vélez Sarsfield (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Universitario (Peru). Também já não tinha passado dessa fase em 2002. Em 2000, chegou às oitavas, e em 2005, foi vice-campeão.

O San Lorenzo quebrou um jejum histórico em 2014. O clube era o grande argentino a não ter uma Libertadores, sendo que o River Plate, grande anterior a quebrar a barreira, tinha vencido sua primeira edição em 1986. Em 2015 e 2016, porém, o San Lorenzo não passou da fase de grupos, como já tinha acontecido em 5 das suas 6 participações anteriores ao título – em 2008, chegou às quartas de final. No ano passado, o grupo tinha Toluca (México), Grêmio e LDU (Equador). O San Lorenzo foi terceiro com apenas 4 pontos.


Já o Flamengo, como é sabido, não passou da fase de grupos nas duas últimas participações, em 2012 e 2014, repetindo o mau desempenho de 2002. Neste século, o melhor desempenho foi em 2010, quando chegou às quartas de final – naquele ano, a Universidad Católica foi um dos times eliminados no grupo.

 
 
O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.