Mesmo contando com 5 selecionáveis no elenco principal, Flamengo depende de aval da CBF caso queira adiamento de partidas.


Igor Pedrazzi | Twitter @igor_pedrazzi


mrn infUm novo questionamento circula pelas redes sociais. Seria possível o adiamento de alguma partida do Flamengo, caso haja a convocação de 3 atletas ou mais para suas respectivas seleções? De acordo com o regulamento geral das competições organizadas pela CBF, não. Hoje, o clube tem no seu elenco o paraguaio Victor Cáceres, o colombiano Pablo Armero e o peruano Paolo Guerrero, que são figuras certas nas convocações de suas seleções. Podemos colocar nessa lista os jovens Jorge e Jajá, que aparecem com frequência entre os nomes selecionados da seleção brasileira  sub 20.

No seu terceiro capítulo, que trata das disposições técnicas, o artigo 10 em seu parágrafo único é claro, conforme imagem abaixo mostra.

regulamento

 

Ainda tratando sobre adiamento de alguma partida, um pouco mais abaixo, no artigo 19, são citados os únicos motivos que podem adiar uma partida, que são:

 

regulamento dois

 

Nos Brasileiros dos últimos anos, tivemos casos em que a própria CBF foi contra seu regulamento, ao acatar pedidos do Santos Futebol Clube, que teve três partidas adiadas por conta de convocações, contra Botafogo, Fluminense e Grêmio, já que naquela época, Elano, Ganso e Neymar foram chamados para a Seleção principal, enquanto Danilo e Felipe Anderson foram para a Seleção sub-20.

Mas também, em alguns casos a entidade, que erroneamente já não respeita as datas FIFA, não colaborou com os clubes. Em 2012, por exemplo, o Internacional de Porto Alegre solicitou o adiamento de apenas uma partida, contra o Corinthians, visto que Leandro Damião, Forlán e Guiñazu estariam servindo as suas seleções em amistosos.

Sendo assim, chegamos a conclusão que o Flamengo tem o direito de pedir o adiamento de partidas, já que em 2015 teremos quatro jogos de eliminatórias, divididos em duas datas FIFA, provavelmente em outubro e novembro. Nesse caso, o Flamengo teria desfalques em pelo menos 4 jogos, e desfalques importantes. Cabe a quem organiza o campeonato, bom senso em acatar um possível pedido.

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA A GENTE NO TWITTER