Alex Muralha chega ao clube para elevar o nível da defesa e esquentar disputa por titularidade 

 

O goleiro Alex Muralha foi uma das novidades do Flamengo, na reapresentação do elenco, nesta quarta-feira (06), na Gávea. O jogador contratado por quatro anos, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro de 2015, pelo Figueirense. Alex chega ao Mais Querido para disputar posição com Paulo Victor, muito questionado na temporada passada.

Alex Muralha na Gávea

Alex Muralha na Gávea. Foto: MRN

Mineiro de Três Corações, Alex Muralha começou sua formação em uma escolinha da cidade natal. O primeiro clube profissional do atleta, foi o Olé Brasil, de Ribeirão Preto. Em 2010, Muralha foi contratado pelo Votaraty. O arqueiro disputou 16 jogos como titular pelo clube paulista, sendo dois contra o Grêmio, pela Copa do Brasil daquele ano, e os demais foram pela Série A2 do Campeonato Paulista.

Em 2011 Alex mudou de clube, mas continuou na mesma competição. O goleiro assinou contrato com o Comercial de Ribeirão Preto. O tradicional clube do interior paulista, que estava há 25 anos afastado da elite do futebol do estado, apostou suas fichas em Alex e não se arrependeu. O jogador foi um dos principais destaques na campanha de acesso do Leão do Norte. Foi justamente nesse momento que o jogador foi carinhosamente apelidado de “Muralha” ganhando uma enorme bandeira da torcida comercialina, em retribuição às suas boas atuações. No seguinte o Comercial não conseguiu se manter na primeira divisão, mas o agora, Muralha, permaneceu no clube e foi novamente destaque da Série A2, conquistando mais uma vez o acesso e marcando de vez sua história no clube.

Emprestado ao Shonan Bellmare (JAP), em 2013, Muralha teve dificuldades para se adaptar no país asiático, mas contou com a boa receptividade dos japoneses. A experiência, porém, foi curta. Em dezembro do mesmo ano, o jogador voltou ao Brasil. Jogando pelo Mirassol, disputou pela terceira vez a Série A2 do Paulista, desta vez não conseguindo a classificação. Apesar da campanha irregular do Leão da Alta Araraquarense, Muralha mostrou seu valor e chegou ao Figueirense, ganhando projeção nacional.

Muralha foi contratado pelo clube catarinense, inicialmente, apenas para compor elenco. Tiago Volpi era o titular absoluto da camisa 1 do Figueira, e tinha um grande carinho da torcida. Após a transferência de Volpi para o Querétaro (MEX), Muralha teve a primeira chance de iniciar uma partida, e não largou mais a meta alvinegra.

2015 foi o grande ano de Muralha. No Campeonato Catarinense foi o goleiro menos vazado da competição, contribuindo de forma decisiva para a conquista do estadual. Nem mesmo a sombra de Felipe (ex-Flamengo) o assustou. No Brasileirão disputou 34, dos 38 jogos e realizou 55 defesas difíceis.

 

Confira os números de Alex Muralha e uma comparação com os outros goleiros do Mengão

 

Defesas do Alex Muralha em jogos contra os times cariocas no Brasileirão 2015

 

FICHA TÉCNICA

Nome: Alex Roberto Santana Rafael

Data de nascimento: 10/11/1989, Três Corações (MG)

Peso: 89kg

Altura: 1,88m

Clubes: Olé Brasil, Votoraty, Comercial-SP, Oeste-SP, Shonan Bellmare-JAP, Mirassol-SP e Figueirense

 

Nesse vídeo da TV Figueira vocês também podem conferir um Top 10 de defesaças do nosso novo arqueiro.

 

 


Bruno Vasconcellos faz parte da equipe MRN Informação. Twitter: @BruNoCellos93